A Brigada Antidroga da polícia uruguaia capturou o narcotraficante gaúcho José Paulo Vieira de Mello, conhecido como Paulo Seco, procurado pela polícia brasileira e pela Interpol. Vieira De Mello, que também era procurado pela justiça paraguaia, foi detido no sábado em Carrasco, nos arredores de Montevidéu, onde vivia com identidade falsa há dois anos.
O nome de Paulo Seco constava em um alerta de captura internacional enviado pela Interpol para cerca de 130 países, chamado Difusão Vermelha. O traficante estava foragido há cerca de 14 anos e já havia sido condenado pela Justiça Federal por tráfico de drogas.
A organização comandada por Paulo Seco teria atuação na Bolívia, Paraguai e Brasil, e seria vinculada ao criminoso Fernandinho Beira Mar do Comando Vermelho.
No Rio Grande do Sul, o grupo estaria ligado aos traficantes gaúchos Ney Machado e Juraci Oliveira da Silva, o Jura, este último, preso em maio, no Paraguai, e encaminhado à Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC). Caberia ao grupo de Paulo Seco a operação de levar a droga até território gaúcho, geralmente com a utilização de aviões.
De acordo com informações do jornal El País, as pesquisas policiais apontam que o narcotraficante ia comprar uma luxuosa propriedade sob seu nome suposto, Paulo Seco, apesar dos alarmes disparados quando foi descoberto que o suspeito pretendia abandonar o país com destino desconhecido.
Essa descoberta levou à prisão, ordenada pelo juiz especializado em crime organizado, Jorge Díaz. O jornal assinala que junto a Vieira também foi presa sua mulher, de nacionalidade paraguaia, enquanto seus três filhos, dois deles crianças, ficaram sob custódia.
De acordo com informações da Polícia Federal (PF), dois agentes que representam a polícia brasileira no Uruguai foram até Montevidéu para agilizar o processo de transferência do traficante. O integrante da Brigada Antidrogas Richard Flores informou, por telefone, que Paulo Seco está à disposição da Justiça brasileira, aguardando apenas uma decisão sobre seu retorno ao Brasil.
Geral
Polícia uruguaia captura traficante gaúcho procurado pela Interpol
Humberto Trezzi / Brasília
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project