Que tal trocar o sossego da rede por uma horinha de atividade física? Vença a preguiça e aproveite as férias para cair na água ou praticar esportes na areia. Pôr o corpo em movimento só traz benefícios. O cérebro recompensa cada pico de esforço liberando endorfina, substância que aumenta a disposição e o bem-estar.
Se suar a camisa sob sol não é sua praia, exercitar-se na piscina é uma ótima opção para queimar calorias, fortalecer os músculos e relaxar. Tanto para quem está no Litoral quanto para os que ficaram na Serra, há opções de aulas de natação e hidroginástica em clubes e academias.
Mesmo quem não sabe nadar pode fazer hidroginástica, uma vez que os movimentos são feitos em pé, com a água no nível do ombro. O empresário caxiense Elizeu Carmo Pacheco, 52 anos, é um exemplo de como as atividades aquáticas podem trazer vantagens à saúde. Até o verão de 2004, ele era sedentário, obeso e sofria com dores nas costas. Cansado de reclamar, decidiu mudar os maus hábitos e se matriculou em uma aula de natação. Em pouco tempo, emagreceu 12 quilos e se livrou do mal-estar. Hoje não abre mão de nadar de duas a três vezes por semana.
- Desde que comecei a me exercitar me tornei mais alegre e disposto - confirma ele que, às braçadas, percorre em média 1,1 mil metros por aula.
Empolgado com os avanços, Pacheco convenceu a filha, Marisol, 24, a começar a nadar. Os benefícios de se exercitar na água devem-se a vários fatores. Um deles é que a água exerce força sobre o corpo, atuando como resistência aos movimentos. Essa pressão ajuda a melhorar a função respiratória e faz queimar mais calorias, até 600 por hora.
Outra vantagem é que o movimento da água ajuda a relaxar, uma vez que melhora a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio para os tecidos, explica o ortopedista Ricardo Cury, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Outro diferencial é que as articulações são poupadas de impactos porque a ação da gravidade é reduzida no meio líquido. Por esse motivo, as aulas costumam ser indicadas para pessoas com excesso de peso, problemas nos joelhos e na coluna.
Quer mais? Malhar dentro d'água ainda contribui para restaurar o equilíbrio e a estabilidade do centro corporal. E ainda tem a ação da endorfina, que por si só alivia tensões e o estresse, diz Luci Gelain Carneiro, professora de natação e hidroginástica, de Caxias do Sul.
Com tantos benefícios ao corpo e à mente, o primeiro passo para desfrutá-los é começar a se exercitar. O segundo, resistir ao período de adaptação. Especialistas estimam em 65 dias o tempo que uma pessoa leva para adotar um hábito novo. Persistir sempre compensa.
Geral
Vida Saudável: os benefícios dos esportes na água e na areia
Exercitar-se só traz vantagens à saúde, como melhora da função cardiorrespiratória e emagrecimento
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: