Os próximos cinco jogos irão definir o futuro do Juventude no Campeonato Brasileiro. As rodadas finais da competição nacional serão decisivas para o objetivo alviverde de permanência na elite nacional. E o primeiro desafio será contra um concorrente direto. Nesta quarta-feira (20), às 19h, o Ju encara o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre.
O técnico Fábio Matias irá para o terceiro jogo no comando do Juventude. O desafio é grande e o treinador tem a responsabilidade, junto ao elenco de jogadores, da continuidade do clube na Primeira Divisão.
— É um momento de desafio, é um momento que nós temos que encarar da melhor forma possível, com serenidade, com tranquilidade. Ao mesmo tempo, temos que acelerar um pouco o processo para que consigamos ter resultados positivos a curto prazo. Isso é fundamental pra manutenção do clube na Série A, e esse é o objetivo e o foco principal de hoje estarmos aqui trabalhando no Juventude — comentou o técnico Fábio Matias, em entrevista ao programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
O confronto diante do Grêmio é jogo direto nessa luta contra o rebaixamento. Somente dois pontos separam os times, com vantagem dos tricolores.
— Concentração, foco, equilíbrio dentro do jogo. Saber, como nós fizemos no último jogo, independente do tempo, se tomar um gol, você tem consciência que pode virar o jogo. Se você tiver a vantagem, também saber controlar o jogo. E controlar o jogo não é só com a bola. Você precisa saber que o jogo pode ser controlado sem a bola. Então, esse é um jogo de detalhe. Nós temos que encarar esse jogo como a nossa final. É uma final. Esse jogo, o jogo do Cuiabá é uma final. Todos os jogos que nós temos agora serão finais. Então, não pode pensar de outra forma, independente se é na casa do adversário ou não — avaliou Matias.
O Grêmio não conseguiu vencer nos seus últimos dois jogos. Além disso, venceu somente uma vez mas últimas cinco partidas. A fase não é boa e o Ju terá a chance de vencer pela primeira vez na Arena.
— O Grêmio é clube de tradicional. tem um treinador há muitos anos. O Renato, nos últimos anos, foi um dos treinadores mais vencedores do futebol brasileiro. Acho que ninguém pode negar isso. E essa admiração em relação a essa questão do Renato, ela tem que ter. O futebol brasileiro esquece muito rápido das coisas. Neste ano, o Juventude viveu um momento bom, um momento ruim, está recuperando e tentando buscar um momento bom. O Grêmio vive alternância de momentos. O Campeonato Brasileiro é o mais equilibrado do mundo. Hoje temos duas vitórias separando de uma entrada numa Sul-Americana. Você tem uma vitória separando da saída da zona de rebaixamento — disse o técnico, comentando sobre o adversário:
— O Grêmio é o Grêmio, vai ser sempre o Grêmio, da tradição, do confronto. Mas é o Juventude, e o Juventude nos últimos anos tem feito e tem praticado um bom futebol, principalmente no início desse ano; então, a gente tem que buscar isso e fazer um bom jogo lá na Arena — disse o técnico.
Escalação
O técnico Fábio Mathias terá desfalques para enfrentar o Grêmio. Ele não poderá contar com o atacante Edson Carioca, com uma lesão na coxa. Três atletas disputam a vaga: Erick Farias, Marcelinho e Diego Gonçalves.
O zagueiro Rodrigo Sam também fica de fora da equipe com dores no púbis, e Zé Marcos deve ser o substituto. O atacante Gilberto foi ausência nos primeiros treinos com dores no joelho, mas voltou aos trabalho. Porém, Gabriel Taliari se credencia para ser o camisa 9, ainda mais depois do gol da virada sobre o Bahia.
— Vamos deixar pro jogo, vamos aguardar um pouquinho. Não vamos revelar nada, vamos esperar a questão do jogo. Temos que entender o jogo, a natureza do jogo também. Tem jogadores que são ótimos iniciando, outros que são ótimos entrando, que são ótimos na parte final do jogo. Temos um elenco com uma característica muito legal e o elenco foi bem formado em relação a isso. Você tem jogadores com características diferentes pra mudança do jogo. A gente tem jogadores recuperando a questão mental, jogadores recuperando o bom futebol, então acho que isso é uma das coisas fundamentais, você recuperar esses atletas e quanto mais dúvida esses atletas gerarem, melhor, porque daí vamos ter mais possibilidades dentro do jogo — finalizou.