Para quem gosta de emoção, a vitória do Juventude diante do Bahia foi um prato cheio. Depois de sair perdendo logo aos dois minutos de jogo, o time alviverde foi em busca da virada na segunda etapa. Neste sábado (9), o Verdão ganhou por 2 a 1, e encerrou um jejum de seis rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro. Um alívio para as cinco partidas que ainda restam na luta pela permanência na elite nacional.
Essa foi a segunda partida sob o comando do técnico Fábio Matias. O comandante chegou com a missão de recuperar o time alviverde, que estava desacreditado e na zona do rebaixamento. Uma vitória para dar confiança e tranquilidade para as rodadas finais no Brasileirão.
— Temos que enaltecer a vitória. O ponto principal do Juventude era obrigatoriamente buscar pontos, e os três pontos em casa para nós são fundamentais para essa retomada em relação à confiança dos atletas. Os atletas têm comprado a nossa ideia e mostraram isso de uma forma maravilhosa. É um mérito dos atletas que tem foco e entendem bem o momento — avaliou o técnico Fábio Matias, que completou:
— Com relação à questão do jogo, não podemos tomar um gol com um tempo tão curto de jogo e isso acaba em alguns momentos podendo nos atrapalhar. Nós tivemos controle, uma das coisas que eu pedi para a equipe o tempo inteiro é ter controle, controle e se manter organizado, organizado eu acho que organização é tudo, compactação e organização. No primeiro tempo, a gente teve algumas chances para poder empatar o jogo. No segundo tempo, a gente voltou a ter algumas alterações, além das alterações a energia de quem entrou e de quem estava. A gente teve um grande volume de jogo e fomos mais decisivos. Acho que grande parte do jogo de futebol parte por ser decisivo e a gente teve um número alto também de finalizações dentro do jogo. Merecemos a vitória.
Além de mudar a situação do Juventude no Campeonato Brasileiro, o técnico Fábio Matias começou a mudar peças. No time titular, a surpresa foi Rodrigo Sam como titular na vaga de Zé Marcos, que foi para a reserva. Depois, durante a partida, com a lesão de Gilberto, o escolhido foi Gabriel Taliari, que viria a ser o nome da virada alviverde.
— A gente teve um equilíbrio defensivo. O Sam é um zagueiro que vem retomando, que teve alguns problemas com parte de lesão e a gente sabe disso. a estabilização da nossa equipe, quantidade de gols tomados nos últimos três jogos. Então, a gente tem que buscar esse equilíbrio. O Taliari entrou muito bem no jogo, foi um jogador decisivo, dentro daquilo que a gente acredita. Então, dentro do que a gente fez de treinamento durante a semana, conceitos, comportamentos da equipe, a gente conseguiu executar bem. Usamos bastante entrelinhas do aniversário, acho que isso é uma coisa que a gente bateu muito durante a semana, de quando a gente tivesse essa circulação de bola —avaliou Fábio Matias.
A vitória diante do Bahia dá uma tranquilidade para o elenco que ganha uns dias de folga até a reapresentação na quarta-feira (13). O próximo jogo será contra o Grêmio, somente no dia 20. Até lá, Fábio Matias pode enaltecer o elenco e as peças que deram conta do recado no resultado positivo e na recuperação da equipe.
— A leitura do adversário é importante. Ela é fundamental para dentro do jogo. Todos os atletas, durante a semana, recebem os mesmos comportamentos, as mesmas instruções e treinam. Acho que esse que é o grande segredo quando você trabalha com equipe em conjunto. Hoje foi uma prova disso, a gente teve um jogo no primeiro tempo que não foi ruim, no segundo tempo a gente tem algumas alterações dentro do jogo, da leitura que a gente fez do jogo, e os atletas entraram e entraram bem e decidiram. Esse é um ponto importante em relação a essa questão de manutenção, mantemos todos ativos e todos ligados para que possam em uma performance como alguns tiveram hoje — finalizou o treinador.