O Juventude respira na Série A. Depois de seis partidas, o time alviverde voltou a vencer no Alfredo Jaconi e, de virada, bateu o Bahia por 2 a 1, na noite deste sábado (9).
Lucas Barbosa e Taliari marcaram os gols da equipe jaconera. Cauly fez para os baianos no comecinho do jogo. Com o resultado, o Verdão deixa parcialmente a zona de rebaixamento, com 37 pontos, na 16ª colocação.
Agora, o Ju terá 11 dias até o próximo duelo, que será diante do Grêmio, na Arena, no dia 20 de novembro, quarta-feira, às 20h.
Com Rodrigo Sam como única novidade entre os titulares, o Ju iniciou a partida finalizando com menos de um minuto. Após boa jogada pelo lado direito, Jadson rolou para o meio e Mandaca finalizou fraco.
Só que, no lance seguinte, Lucho Rodríguez driblou Rodrigo Sam, avançou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro. Cauly antecipou a defesa e desviou de primeira para fazer 1 a 0.
Aos cinco minutos, mais uma vez pelo lado direito, o Bahia quase ampliou após troca de passes de Ademir e Lucho que chegou até Cauly. O camisa 8 finalizou e Gabriel Vasconcellos fez grande defesa.
Na resposta alviverde, aos sete, Jadson cobrou falta na área e Lucas Barbosa desviou para fora. Aos 11, foi a vez de Danilo Boza arriscar de longe e ver o chute passar rente ao travessão.
Após o susto inicial, o Ju cresceu. Aos 16, depois de uma bela triangulação pelo lado direito, Jadson cruzou rasteiro, a bola cruzou toda área e sobrou para Lucas Freitas finalizar de canhota. A bola explodiu no travessão.
A sequência de oportunidades teve ainda o chute cruzado de Gilberto, da entrada da área para fora. Aos 27, Jadson fez ótimo passe para Lucas Barbosa nas costas da defesa. O atacante cruzou rasteiro e Gilberto, na pequena área, não alcançou. Para piorar, no lance o centroavante se machucou e acabou sendo substituído por Taliari.
Aos 42, mais uma grande chance. Após cobrança de escanteio na marca do pênalti, Danilo Boza dominou, girou e acertou um chutaço no travessão. No lance seguinte, Taliari quase fez um golaço do meio de campo ao ver Marcos Felipe adiantado. O goleiro espalmou para fora.
Na pressão alviverde, aos 46, Lucas Barbosa recebeu na direita, puxou para o meio e soltou uma bomba para grande defesa de Marcos Felipe. Sem efetividade, o Ju foi para o vestiário sob vaias e com o 1 a 0 contra si no placar.
VIRADA NO SEGUNDO TEMPO
Na volta do vestiário, o Juventude teve Nenê e Alan Ruschel como novidade. E a presença do camisa 10 foi logo percebida. No primeiro minuto, o meia cobrou escanteio e Ronaldo cabeceou para grande defesa de Marcos Felipe. No rebote, a bola bateu em Boza quando ia em direção ao gol.
Os minutos seguintes foram de uma continuidade de cenário. Com volume ofensivo, mas sem acabamento das jogadas por parte do Juventude.
Aos 17, após lançamento longo, Taliari escorou e Nenê chutou de pé direito, sobre o gol. Mais uma boa chance desperdiçada. Aos 24, de tanto insistir, o gol saiu. Após cruzamento de Nenê do lado esquerdo, Lucas Barbosa dominou na área e tocou de pé direito, encobrindo o goleiro Marcos Felipe e empatando o jogo: 1 a 1.
Aos 28, quase mais um golaço do atacante canhoto. Nenê cruzou da esquerda, Taliari desviou de cabeça para trás e Lucas Barbosa bateu colocado. A bola acertou o travessão pela terceira vez na partida.
Melhor na partida, o Ju foi premiado aos 34. Ronaldo acertou lindo passe nas costas da zaga e Taliari deu um balãozinho no goleiro antes de completar para as redes: 2 a 1 Juventude.
Na reta final, não poderia faltar drama. Aos 41, Acevedo cruzou para a área e Everaldo girou sobre Boza antes de finalizar na trave. Nos acréscimos, em contra-ataque, João Lucas ainda quase ampliou a vitória alviverde. Nem precisou.
O 2 a 1 fez o Jaconi pulsar e voltou a acreditar na permanência na Série A do Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Juventude 2x1 Bahia
Estádio Alfredo Jaconi
33ª rodada do Brasileirão
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Rodrigo Sam (Alan Ruschel, int.) e Lucas Freitas; Ronaldo, Jadson e Mandaca (Nenê, int.); Lucas Barbosa (Ewerthon, 38/2º), Edson Carioca (Diego Gonçalves, 19/2º) e Gilberto (Taliari, 30/1º). Técnico: Fábio Matias
Bahia
Marcos Felipe; Santiago Arias, David Duarte, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo, 31/2º), Thaciano, Everton Ribeiro (Carlos De Pena, 37/2º) e Cauly (Everaldo, 19/2º); Lucho Rodríguez (Rafael Ratão, 31/2º) e Ademir (Tiago, 19/2º). Técnico: Rogério Ceni
Gols: Cauly (B), aos 2min, no primeiro tempo. Lucas Barbosa (J), aos 24min, Taliari (J), aos 34min, no segundo tempo.
Amarelos: Alex Lessa, Alan Ruschel, João Lucas, Taliari (J); Kanu (B)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio.