O Campeonato Gaúcho 2025 pode ter uma cara nova. Isso porque a fórmula de disputa da competição deve sofrer alterações, conforme divulgou o colunista Diogo Olivier, em GZH.
A proposta prevê que na primeira fase os 12 clubes sejam divididos em três grupos, com quatro equipes se enfrentando em turno e returno. Se classificariam à segunda fase os três líderes de cada chave e mais o melhor 2º colocado entre os três grupos.
As equipes que terminarem a primeira fase entre o 5º e o 8º lugar geral decidiriam uma vaga à Copa do Brasil em dois mata-matas. E os clubes que terminarem do 9º ao 12º lugar fariam um quadrangular para definirem os dois rebaixados.
Para o sorteio dos grupos, Caxias, Monsoon e São José ficariam no pote 1, Brasil, Pelotas e Guarany no pote 2 e Ypiranga, Avenida e São Luiz no pote 3. Grêmio, Internacional e Juventude seriam os cabeças de chave. E o início da competição seria no dia 18 de janeiro.
Recentemente, a CBF divulgou o calendário oficial de 2025 antecipando os estaduais e as competições nacionais, em virtude do novo Mundial de Clubes que ocorre na metade do ano.
Fórmula agrada ao Ju
Para o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio, a nova proposta chegou a conhecimento do clube através de um contato do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman.
— Tive uma conversa inicial com o Luciano. Essa proposta de três grupos nos foi apresentada por telefone, ainda não está apresentado oficialmente. Porém, é uma proposta que nos agrada, porque se diminuir um pouquinho o campeonato, a gente consegue postergar um pouco o início, já que a gente não teria tempo suficiente para poder fazer a pré-temporada com a primeira opção que tínhamos do campeonato, que era iniciar ali no dia 12 — apontou o presidente alviverde, que ainda concluiu:
— A gente inicialmente retornaria de férias dia 8 (de janeiro). Teríamos três, quatro dias de treino. Agora, com essa proposta, se acabar acontecendo, vai postergar pelo menos uma semana o início do campeonato, o que nos daria, juntamente com a volta de férias antecipada, pelo menos 15 dias de treinamento, assim como foi no início desse ano.
Caxias espera aumento de cotas
Para o vice de futebol do Caxias, José Caetano Setti, o novo regulamento do Gauchão traria igualdade para os 12 clubes que disputam a competição.
— Tomei conhecimento hoje (terça-feira) da situação. O presidente da federação entrou em contato com o presidente Roberto de Vargas. Ainda estamos analisando tudo. Mas num primeiro momento vejo que seria uma disputa igual pra todos, vai beneficiar os clubes. O Luciano comentou também em aumentar as cotas para as equipes, e todas estão precisando — garantiu Setti.
No Congresso Técnico marcado para sexta-feira (22), com os 12 representantes dos clubes na sede da FGF, deve ser batido o martelo para que a edição de 2025 tenha uma nova fórmula de disputa.