O Caxias não entra em campo desde o dia 24 de agosto, quando o clube encerrou sua participação na Série C 2024 com uma derrota por 2 a 1 para o CSA, em Maceió. Em setembro, a antiga gestão do clube já planejava uma grande reformulação no grupo, que se tornou maior ainda com a posse da nova diretoria, no final do mês.
Desde então, 21 jogadores deixaram o Estádio Centenário, dentre eles atletas que estavam há duas temporadas no clube e que fizeram parte da campanha do acesso à Terceira Divisão nacional. Casos dos laterais Marcelo e Dudu Mandai, do zagueiro Dirceu, e dos meias Galvan e Peninha.
Resta apenas o clube oficializar a situação do volante Elyeser, que ainda possui contrato até dezembro, mas que não deve permanecer.
Apenas dois atletas renovaram seu vínculo para 2025: o goleiro Victor Golas e o meia Tomas Bastos, ambos se recuperam de lesões no joelho. Outros seis têm vínculo para o ano que vem: Thiago Coelho, Lucas Cunha, Pedro Cuiabá, Wendell, Arthur e Welder.
A ideia do departamento de futebol, comandado por José Caetano Setti, e do técnico Luizinho Vieira, é a de formar um grupo de 25 a 27 atletas. A pré-temporada inicia em dezembro, mas faltando menos de um mês, o Caxias ainda não confirmou nenhuma contratação.
Algo que deve ocorrer até o final de novembro, quando se encerra a disputa da Série B. O grená tem alguns atletas com negociações encaminhadas e que atuam na competição.
Alguns dos jogadores que estão acertados com o Caxias são o lateral-direito Thiago Ennes, do Londrina, o zagueiro Alan Ferreira e o volante Vini Guedes, do América-RN, além dos atacantes Richard, do CSA, Iago Silva, ex-ABC e Gabriel Lima, do Botafogo-PB.
— A gente está se preparando para ter um incremento bom na série C, então vai ter um belo investimento agora, muito por base do que o Luizinho e o Setti estão indicando — projetou o vice-presidente grená, Maurício Grezzana.
Não permanecem:
:: Goleiro: Zé Carlos
:: Zagueiros: Cézar Henrique (emprestado ao São José-SP até abril de 2025), Dirceu, Luan, Lucas Ryan e Jean Pierre
:: Laterais: Marcelo, Arthur Neves, Dudu Mandai, Yuri Ferraz e Mateus Mendes
:: Volantes: Barba, Emerson Martins e Geilson
:: Meias: Felipe Tontini, Galvan e Peninha
:: Atacantes: Gabriel Silva, Peu, Robinho e Álvaro.