Os números do Juventude no Estádio Alfredo Jaconi, neste Campeonato Brasileiro, aumentam a expectativa alviverde de permanência na elite nacional. O aproveitamento atual é semelhante ao de 2021, ano em que o Verdão conseguiu escapar do rebaixamento. Neste sábado (2), o Ju recebe o Fortaleza, às 18h30min, pela 32ª rodada.
Dos sete jogos que ainda restam no Brasileirão, o Juventude tem quatro no Jaconi: Fortaleza, Bahia, Cuiabá e Cruzeiro. Até o momento, em 13 jogos, foram sete vitórias, três empates e três derrotas na fortaleza jaconera. Um aproveitamento de 58,9%. Vale lembrar que dois jogos foram em Brasília com a venda do mando de campo e não entram nessa contagem.
Mesmo com os bons números, o maior público do Jaconi foi de 12.675 diante do Flamengo. A capacidade total é de 18.418. Na reta final, o torcedor precisa dar uma resposta maior.
— Eu vou reforçar o pedido: obrigação da nossa torcida lotar o Alfredo Jaconi no sábado. Já passou da hora de termos mais gente dentro do Jaconi. Tivemos grandes públicos esse ano, mas agora, mais uma vez, convocamos a torcida. Assim, como é obrigação nossa ter um bom resultado, uma entrega muito além do normal de todos, tem que ter uma entrega maior para esses próximos jogos, também tem que ter uma entrega da torcida. E não é do início ao fim do jogo, é de antes. Tem que ter apoio, grito, cobrança, e não só nos nossos jogadores. Entre cedo no Alfredo Jaconi, lote, e grite de início ao fim, não adianta vir, ocupar um espaço, ficar sentado, e a cada lance em que se erra um passe ter uma reclamação. Não, é apoio de início ao fim — convocou o presidente Fábio Pizzamiglio.
Em 2021, ano da permanência na Série A, o Juventude teve uma companha semelhante a atual em casa. Naquela oportunidade, foram 19 jogos, nove vitórias, seis empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 57,9%. Na caminhada do acesso do ano passado, o Ju também teve 57,9% em casa. Jogar no Jaconi é um fator importante para a permanência na elite nacional.
— Extremamente importante. O nosso torcedor sabe, todos os jogadores também sabem, mas principalmente o nosso torcedor: nós precisamos da presença deles para que eles consigam nos apoiar e a gente consiga esses resultados positivos. Principalmente esse próximo, que é o mais importante — comentou o centroavante Gilberto.