Em um confronto franco e com boas oportunidades para os dois lados, o Juventude ficou no empate em 1 a 1 com o Vasco, na noite deste sábado (5), em São Januário. O jogo, que fechou a 29ª rodada, teve os dois gols na primeia etapa. Edson Carioca fez para os gaúchos e Payet marcou o da equipe da casa.
Com o resultado, o time de Jair Ventura chega aos 34 pontos, na 14ª colocação. A distância para o Z-4 é de cinco pontos. O próximo compromisso do Ju será apenas no dia 20 de outubro, domingo, contra o Palmeiras, às 20h, no Estádio Alfredo Jaconi.
Com muitos desfalques no meio-campo, Jair Ventura optou por Dudu Vieira e Mandaca para formar o trio com Jadson. No sistema ofensivo, a volta dos três atacantes, com Lucas Barbosa, Gilberto e Edson Carioca. E o início de partida foi frenético.
O time alviverde chegou primeiro. Logo no primeiro minuto, Lucas Barbosa teve a chance de finalizar da entrada da área, mas o chute saiu fraco para fora. Só que, logo depois, aos três, Gilberto escorou de cabeça e Edson Carioca limpou dois zagueiros antes de tirar do goleiro Léo Jardim e fazer o 1 a 0.
Na resposta, aos seis, Vegetti cruzou da direita e Payet bateu de primeira sobre o gol de Gabriel. Um minuto depois, foi a vez de Hugo Moura tentar e o chute passou rente ao travessão.
O Vasco teve outra grande oportunidade aos nove, quando Puma Rodríguez cruzou rasteiro e Hugo Moura, livre, chutou para fora. Na cobrança de tiro de meta, a saída de bola curta do Juventude foi errada e Dudu Vieira acabou desarmado na entrada da área. Payet aproveitou e bateu no ângulo: 1 a 1.
Depois dos dois gols, o duelo ficou mais truncado e com erros de passes. O Ju só voltou a atacar com perigo aos 27, em contra-ataque puxado por Lucas Barbosa. O camisa 21 deu a assistência para Gilberto, que teve o chute bloqueado pela defesa.
Aos 31, em cobrança de falta frontal, Gilberto bateu firme no canto, Léo Jardim espalmou e Danilo Boza, no rebote, bateu na trave. No lance seguinte, em falta de Alan Ruschel, João Lucas desviou de cabeça e o goleiro do Vasco fez boa defesa.
Aos 45, em cruzamento de João Lucas, Mandaca desviou na pequena área para trás e ninguém apareceu para completar.
CHANCES NO FIM
Na volta do intervalo, o Ju voltou com Carrillo na vaga de Gilberto. E o centroavante equatoriano demorou a entrar no ritmo da partida. Aos três minutos, Hugo Moura arriscou de fora da área e assustou o goleiro alviverde.
Na resposta, aos quatro, Edson Carioca fez boa jogada individual e bateu firme. A bola saiu rente à trave. Os ataques seguiam prevalecendo e Vegetti teve sua primeira chance de cabeça, aos sete minutos. Gabriel fez grande defesa.
Em um jogo franco e com muitos erros de lado a lado, os dois treinadores fizeram novas mudanças buscando melhorar o acabamento das jogadas. Do lado do Ju, entraram Ewerthon e Erick Farias. No Vasco, Paulo Henrique e Coutinho.
E foi dos pés do lateral-direito do Juventude que saiu a grande chance da equipe na segunda etapa. Após a defesa vascaína errar na frente da área, Lucas Barbosa arrumou e Ewerthon chutou de primeira obrigando Léo Jardim a fazer grande defesa.
O Vasco chegou na bola parada de Coutinho, que encontrou Sforza em cobrança de falta. O volante desviou sobre a meta. Aos 32, em mais uma boa jogada dos visitantes, Lucas Barbosa lançou Jadson, que deixou Mandaca livre para finalizar cruzado para fora.
Aos 42 minutos, o volante Souza, que havia entrado instantes atrás, cometeu uma falta violenta em Carrillo e foi expulso. Com a vantagem numérica, Marcelinho entrou na vaga de Dudu Vieira e teve outra grande chance para o segundo gol. O atacante ganhou de Maicon e ficou cara a cara com Léo Jardim, mas chutou para fora.
No lance seguinte, Carrillo recebeu em velocidade pela esquerda e deixou Jadson livre na entrada da área para finalizar. O volante também errou na pontaria.
Nos últimos lances da partida, a bola ficou pipocando na área, mas Carrillo e Lucas Barbosa não conseguiram marcar. Na finalização de Lucas, o goleiro fez a defesa e o Juventude reclamou de pênalti em cima do atacante.
FICHA TÉCNICA
Vasco 1x1 Juventude
Brasileirão - 29ª rodada
Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
VASCO
Léo Jardim; Puma Rodríguez (Paulo Henrique, 20/2º), Maicon, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura, Sforza (Souza, 38/2º) e Payet (Coutinho, 20/2º); Dominguez (Rayan, 12/2º), Emerson Rodríguez (Leandrinho, 12/2º) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva
JUVENTUDE
Gabriel Vasconscelos; João Lucas (Ewerthon, 21/2º), Danilo Boza, Zé Marcos, Alan Ruschel (Lucas Freitas, 36/2º); Dudu Vieira (Marcelinho, 43/2º), Jadson e Mandaca; Edson Carioca (Erick Farias, 21/2º), Lucas Barbosa e Gilberto (Ronie Carrillo, int.). Técnico: Jair Ventura
Gols: Edson Carioca (J), aos 3min, Payet (V), aos 10min, no primeiro tempo.
Expulsão: Souza (V).
Amarelos: Dominguez (V); Gilberto, Lucas Freitas, Zé Marcos (J).
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira-RN, auxiliado por Nailton Junior De Sousa Oliveira-CE e Schumacher Marques Gomes-PB. No VAR, Rafael Traci-SC.