O Juventude segue como o segundo pior visitante do Brasileirão 2024. Diante do Vitória, neste sábado (21), no Barradão, a equipe de Jair Ventura teve uma atuação apagada e saiu de campo derrotada pelo placar de 1 a 0.
O gol dos baianos saiu num vacilo no recuo de bola de Yan Souto e no pênalti cometido por Gabriel, ainda na primeira etapa.
Agora o Verdão volta a campo apenas no domingo (29), diante do Bragantino, às 11h, no Alfredo Jaconi.
Mudanças no time, não de postura
O técnico Jair Ventura mexeu a equipe em três posições. Por opção técnica, Gilberto ganhou a camisa 9 que foi de Carrillo. Yan Souto e Edson Carioca foram os escolhidos para as vagas dos lesionados Danilo Boza e Erick. Mas Edson sentiu um desconforto muscular durante o aquecimento e Marcelinho foi escalado em seu lugar.
O primeiro lance de perigo veio aos 12 minutos com os baianos. Matheuzinho recebeu da intermediária e tentou encobrir Gabriel, que chegou a tempo para mandar pra escanteio.
O lance esquentou um jogo que pouca emoção tinha nos primeiros 15 minutos. De falta, Lucas Esteves quase marcou. A bola tirou tinta da trave esquerda de Gabriel.
A primeira finalização alviverde veio aos 26. Nenê levantou na área, a bola passou por Gilberto e chegou a Marcelinho. Mas ele chegou atrasado no lance e bateu longe do gol.
Aos 33, quase saiu o gol olímpico que Nenê tanto deseja fazer pelo Ju. O camisa 10 alviverde acertou a trave em cobrança de escanteio.
Mas aos 44, Yan Souto recuou errado e Gabriel saiu desesperado para evitar que Carlos Eduardo marcasse o gol. Na dividida, o goleiro do Ju atingiu as pernas do atacante baiano e, após revisão do VAR, o árbitro Bráulio Machado anotou o pênalti. Na cobrança, Gustavo Mosquito colocou a bola no meio do gol, enquanto Gabriel pulou pro canto direito: Vitória 1 a 0.
Sem poder de reação
As equipes voltaram para a reta final com as mesmas formações. E de novo a zaga do Juventude quase entregou de presente o gol para os baianos. Zé Marcos deu o passe de graça para Matheuzinho, que acertou o travessão.
Na sequência, Mosquito deixou Zé Marcos no chão com um drible desconcertante e chutou perto do gol.
Jair mexeu na equipe aos 22, com uma troca tripla: Oyama, David da Hora e Ronnie Carrillo entraram. Mas o time seguia com dificuldades para atacar. Aos 24, Lucas Barbosa arriscou de fora da área, mas sem direção.
Ainda deu tempo para Gabriel Inocêncio e Mandaca irem a campo aos 32 minutos. A substituição emblemática e que diz muito o que foram as dificuldades enfrentadas pelo Ju no jogo foi a entrada do lateral para a saída de Nenê. E Inocêncio até teve uma boa chance, mas finalizou em cima de Muriel.
Mandaca também teve uma oportunidade, mas a cabeceada saiu sobre o gol. Nos acréscimos, Ronaldo mandou pelo alto a última investida do Verdão.
Final em Salvador, Vitória 1 a 0.
Ficha técnica
Vitória 1x0 Juventude
27ª rodada do Brasileirão
Estádio Barradão, em Salvador-RS
VITÓRIA
Muriel; Cáceres, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan (Ricardo, 25/2º), Filipe Machado (William Oliveira, 17/2º) e Matheuzinho; Carlos Eduardo (Everaldo, 17/2º), Gustavo Mosquito (Zé Hugo, 28/2º) e Janderson (Lawan, 28/2º). Técnico: Thiago Carpini
JUVENTUDE
Gabriel; João Lucas, Yan Souto (Oyama, 20/2º), Zé Marcos, Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson e Nenê (Inocêncio, 32/2º); Marcelinho (David, 20/2º), Lucas Barbosa (Mandaca, 32/2º) e Gilberto (Carrillo, 20/2º). Técnico: Jair Ventura
Gol: Gustavo Mosquito (V), aos 47 minutos, no primeiro tempo.
Cartões amarelos: Zé Marcos, Gabriel, Jadson, Lucas Barbosa, Jair Ventura (J). Carlos Eduardo, Janderson, Matheuzinho (V)
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado-SC, auxiliado por Bruno Boschilia-PR e Schumacher Gomes-PB. No VAR: Marco Aurélio Ferreira-MG.