A Terceirona Gaúcha tem início previsto para o dia 22 de setembro. Enquanto isso, a Apafut segue se preparando e montando o elenco para a disputa do torneio que vale uma vaga na Divisão de Acesso em 2025.
A equipe de Caxias do Sul retorna neste ano com seu departamento de futebol profissional. Os adversários na primeira fase da competição serão Gramadense, Guarani-VA e Real Sport Club. Inicialmente, o Elite estaria no grupo da Apafut, mas o time de Santo Ângelo desistiu da Terceirona.
— A gente vê um grupo muito forte, que vai ser bem difícil. Vamos ter que entender a competição na prática e conseguir pontuar da melhor maneira possível para buscar a classificação à fase seguinte — afirmou o coordenador geral da Apafut, Jeferson Borges, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Para a direção e a coordenação do clube, conquistar o acesso na primeira temporada de retorno ao futebol profissional seria o ideal. Entretanto, a gestão da Apafut está ciente dos desafios da competição.
— O planejamento começou no final de 2023 para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Independente do resultado dentro de campo, vamos ter uma gestão organizada e planejada dentro daquilo que a gente consegue suportar. Hoje, somos bem transparentes com os atletas que chegam. A ideia é entender a competição, é fazer as coisas dentro de tudo o que está ao nosso alcance, mas a gente não vai deixar de competir — afirmou Jeferson.
Os jogos da Apafut na Terceirona Gaúcha serão disputados no Complexo do Sesi, após liberação da Federação Gaúcha de Futebol.
— Vamos mandar os jogos no Sesi, que tem uma estrutura muito boa. Acaba sendo um acesso muito fácil para a comunidade prestigiar os jogos. E também era uma pauta importante dentro do nosso planejamento, de usar um estádio dentro de Caxias do Sul para que a gente consiga envolver a comunidade — declarou o coordenador.