O Juventude segue aprontando pra cima dos Gigantes do futebol brasileiro. Depois de derrubar o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, a vítima da vez foi o líder do Brasileirão. Diante do Botafogo, na manhã deste domingo (11), o time de Jair Ventura teve uma grande atuação ofensiva, sofreu no final, mas saiu de campo com a vitória por 3 a 2.
Os gols alviverdes foram marcados por Danilo Boza, Ronnie Carrillo e Marcelinho. Com a vitória, o Ju quebra uma sequência de cinco jogos sem vitórias no Brasileirão, volta a vencer na 22ª rodada e chega aos 25 pontos na tabela. O próximo desafio será diante do Inter, na quarta-feira (14), em Porto Alegre.
Equipes modificadas
O Juventude estava recheado de desfalques e ainda perdeu Thiaguinho, durante o aquecimento, com desconforto muscular. O jovem Davi Góes foi a principal novidade no meio-campo. Marcelinho substituiu Lucas Barbosa e Ronnie Carrillo ganhou mais uma chance na frente.
O Fogão poupou jogadores como Bastos, Gregore, Marlon Freitas, Igor Jesus e Savarino, pensando no duelo com o Palmeiras, pela Libertadores, na quarta-feira.
E a primeira chance de gol foi alviverde. Ewerthon descolou Marcelinho na ponta direita e o atacante encontrou Carrillo com liberdade na área. O equatoriano bateu no canto, mas John mandou para escanteio. Na cobrança de Nenê, aos oito minutos, Zé Marcos acertou o canto, mas Allan cortou em cima da linha, mas na sobra Danilo Boza pegou o rebote para mandar a bola pro fundo das redes: 1 a 0 Verdão.
Aos 13, Matheus Martins recebeu sozinho na área e tirou a bola do alcance de Mateus Claus, mas Zé Marcos estava bem posicionado para salvar.
O segundo alviverde quase veio numa pintura de Erick Farias. O atacante deixou dois adversários para trás, invadiu a área e bateu forte no canto. John defendeu parcialmente e, na sobra, Carrillo chutou em cima da marcação. No lance seguinte, numa saída errada da defesa do Fogão, Marcelinho arriscou o arremate da entrada da área, mas o goleiro alvinegro fez a defesa.
O Alviverde vacilou duas vezes nos instantes finais do primeiro tempo. Na primeira chance, o goleiro Matheus Claus saiu jogando errado com os pés e Matheus Martins perdeu o gol. O mesmo atleta botafoguense invadiu a área no lance seguinte, deu um balão em Ewerthon, mas concluiu em cima de Mateus Claus.
O Ju foi mais efetivo, e o segundo gol veio nos acréscimos para coroar a boa atuação no primeiro tempo. Nenê fez a inversão de jogada na direita com Ewerthon. O lateral achou Marcelinho livre na ponta e cruzou na medida para Ronnie Carrillo dar um testaço no ângulo: 2 a 0.
Fortes emoções
O Ju voltou do intervalo com Yan Souto na vaga do amarelado Davi Góes. E mesmo que o técnico Artur Jorge colocasse os titulares Marlon Freitas e Igor Jesus, quem mexeu no placar, de novo, foi o Verdão. O terceiro gol nasce de uma roubada de bola de Danilo Boza na defesa. Na sequência da jogada, Nenê recebeu na ponta esquerda e deu o passe na medida entre os zagueiros para Marcelinho fazer 3 a 0.
O Verdão seguiu em cima, mesmo com o placar elástico. Desfilando talento, Nenê quase ampliou em duas oportunidades. A primeira em uma cobrança de falta que John salvou, e em seguida, no chute colocado quando a bola caprichosamente tocou no travessão.
Quando ameaçado, Mateus Claus estava atento para evitar o gol alvinegro, como no arremate de Mateo Ponte, aos 14 minutos. Mas faltou comunicação com Lucas Freitas para o goleiro evitar o gol de cabeça de Cuiabano. Os dois se chocaram e Claus não conseguiu evitar o gol de cabeça do Fogão.
O gol mudou o panorama do jogo, que parecia ganho pelo Ju. O Botafogo foi pra cima e Carlos Alberto perdeu o segundo na pequena área. Claus fazia intervenções importantes, mas não evitou a paulada de Marçal, aos 35 minutos, o segundo do Botafogo.
Aos 42, o goleiro alviverde salvou o gol de empate ao se esticar todo no canto após conclusão de Almada. A pressão era total do Botafogo. O Juventude ficou acuado e tratou apenas de se defender.
Ficha técnica
Juventude 3x2 Botafogo
Brasileirão - 22ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Matheus Claus; Ewerthon, Boza, Zé Marcos e Lucas Freitas (Gabriel Inocêncio, 27/2º); Davi Góes (Yan Souto, int.), Jadson e Nenê (Gabriel Taliari, 27/2º); Marcelinho (Edson Carioca, 34/2º), Erick Farias e Ronnie Carrillo (Diego Gonçalves, 19/2º). Técnico: Jair Ventura
BOTAFOGO
John; Mateo Ponte, Lucas Halter, Alexander Barboza (Marçal, 20/2º) e Cuiabano; Danilo Barbosa (Marlon Freitas, int.), Allan (Gregore, 9/2º) e Matheus Martins (Igor Jesus, int.); Óscar Romero (Savarino, 9/2º), Thiago Almada e Carlos Alberto. Técnico: Artur Jorge
Gols: Danilo Boza (J), aos oito minutos; Ronnie Carrillo, aos 49, no primeiro tempo. Marcelinho (J), aos dois minutos; Cuiabano (B), aos 23; Marçal (B), aos 35, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Davi Góes, Erick Farias, Matheus Claus (J). Óscar Romero, Alexander Barboza, Marlon Freitas, Lucas Halter, Marçal (B).
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Gustavo Rodrigues de Oliveira (trio de SP). VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC).
Público total: 5.288 torcedores
Renda: R$ 75.380