Foi sofrido, mas o Caxias respira mais aliviado na Série C do Brasileiro. Na noite deste sábado, no Estádio Centenário, o time grená saiu atrás, mas buscou a virada e venceu o Ferroviário-CE por 2 a 1. Tontini, que entrou no intervalo, marcou os dois gols da equipe da casa. Marcelinho fez para os cearenses.
O resultado faz a equipe de Thiago Gomes chegar aos 18 pontos, na 13ª colocação, se distanciando do Z-4. A próxima partida do time grená na competição, a última no Centenário, será diante do ABC, no domingo, dia 18, às 16h30min.
O JOGO
O Caxias começou a penúltima partida em casa na primeira fase com novidades. Luan estreando na zaga, além dos retornos de Tomas Bastos, Robinho e Alvaro ao time titular. E, com menos de um minuto, veio a primeira chance clara de gol. Após cruzamento de Gabriel Silva, foram três tentativas de finalização até Robinho tentar o chute colocado, perto do travessão, mas para fora.
Aos sete minutos, foi a vez de a zaga do time grená falhar e Vinícius Alves finalizou para boa defesa de Thiago Coelho, que espalmou para o lado. Dois minutos depois, o experiente Ciel arriscou da intermediária e quase marcou um golaço. A bola raspou o travessão.
A defesa cearense também não era tão confiável e, aos 16 minutos, após cobrança de escanteio, a bola ficou pipocando e Alvaro, de bicicleta, tentou sem direção. Na sequência, Gabriel Silva finalizou rasteiro, mas Douglas Dias defendeu.
Aos 24, a falta frontal de Tomas Bastos na barreira virou contra-ataque do Ferroviário. Ciel lançou Vinicius Alves, cara a cara com o goleiro. O atacante tentou driblar Thiago Coelho, que tirou com a mão direita. No rebote, Ciel bateu e Galvan salvou de cabeça.
Era um jogo aberto e nervoso, com muitos erros de lado a lado. E o Ferroviário aproveitou-se melhor de um desses lances. Aos 30, a defesa do Caxias só observou, Marcelinho driblou Tomas Bastos como quis e rolou para Nicholas finalizar no cantinho. Thiago fez grande defesa, mas a bola sobrou para Ciel. O centroavante finalizou, a bola bateu duas vezes na trave e sobrou para Marcelinho empurrar para as redes: 1 a 0 e pressão ainda maior no Centenário.
Nos dois lances seguintes, Robinho e Alvaro desperdiçaram boas chances de empatar, dentro da área. Aos 39, foi a vez de Tomas Bastos ficar com o rebote e finalizar forte, sobre o gol. Já nos acréscimos, em outra finalização de fora da área, Elyeser bateu sobre o gol. Sob vaias, o Grená foi para o vestiário pressionado e dentro do Z-4.
VIRADA NO SEGUNDO TEMPO
Para mudar o cenário do confronto, Thiago Gomes mudou o time de forma drástica. Saíram Lucas Cunha, Elyeser e Robinho para as vagas de Tontini, Barba e Welder. Aos quatro minutos, Gabriel Silva chutou rasteiro, fraco, nas mãos do goleiro Douglas.
No lance seguinte, outra jogada bem trabalhada pelo ataque grená e Galvan perdeu chance incrível ao finalizar com desvio na defesa. A pressão só aumentou e, aos 13 minutos, Tomas Bastos cobrou escanteio e, após um desvio inicial, Tontini bateu de pé direito e a bola acertou a trave.
O Ferroviário esperava só um contra-ataque. E teve, aos 15 minutos, quando Vinícius Alves recebeu de Ciel e saiu, completamente livre, na frente de Thiago Coelho e parou na grande defesa do goleiro. Na resposta, 30 segundos depois, o alívio. Welder ganhou dividida na intermediária e deu um leve toque nas costas da defesa para Tontini, que estufou as redes com um chute no ângulo: 1 a 1.
Aos 25, veio a chance da virada. Em uma sequência de jogadas na área cearense, Welder dominou na área e cruzou rasteiro para Alvaro, que desviou de primeira, rente à trave. Outra oportunidade clara desperdiçada.
Mesmo com mais volume de jogo, o Caxias demorou até a chegada na virada. Aos 35, Dudu Mandai cruzou para a área, Welder escorou e Tontini colocou no contrapé do goleiro: 2 a 1 para o Grená.
A partir daí, a equipe gaúcha soube controlar a partida e comemorou um resultado fundamental para garantir a permanência na Série C em 2025.
FICHA TÉCNICA
Série C do Brasileiro - 17ª rodada
Caxias 2x1 Ferroviário-CE
Estádio Centenário
Caxias
Thiago Coelho; Lucas Cunha (Tontini, int.), Dirceu e Luan; Yuri Ferraz, Elyeser (Barba, int.), Tomas Bastos e Galvan (Dudu Mandai, 27/2º); Gabriel Silva (Cézar Henrique, 39/2º)Robinho (Welder, int.) e Álvaro. Técnico: Thiago Gomes
Ferroviário
Douglas Dias; Israel (Igor Dutra, 39/2º), Bruno Reis e Léo Gobo e Ernandes (Matheus Silva, 39/2º); Lincoln, Vinícius Paulista (Wilker, 17/2º), Nicholas e Marcelinho (Gabriel Martins, 25/2º); Vinícius Alves (Joelson, 39/2º) e Ciel. Técnico: Ranielle Ribeiro
Gols: Marcelinho (F), aos 29min, no primeiro tempo. Tontini (C), aos 16min e aos 35min, no segundo.
Amarelos: Dudu Mandai, Welder, Yuri Ferraz (C); Léo Gobo, Israel, Lincoln, Bruno Reis, Wilker (F);
Árbitro: Marcos Felipe Machado, auxiliado por Fabiano Ramires e Guthierry Rodrigues. Trio do Espírito Santo. Quarto árbitro: Wagner Echevarria.