Ufa! Foi sofrido, mas em jogo atrasado da 4ª rodada da Série C do Brasileiro, o Caxias lutou até o final, persistiu e conseguiu uma vitória fundamental no Estádio Centenário. O gol contra marcado por Thiago Santos, aos 52 minutos, garantiu o 1 a 0 da equipe grená sobre o Confiança.
Com o resultado, o Grená alcançou os 15 pontos, pulando para a 15ª colocação e deixando a zona de rebaixamento após um longo período. O próximo compromisso do time grená será domingo (4), às 19h, contra o São Bernardo, no interior paulista. Depois, na quarta-feira, tem clássico gaúcho contra o Ypiranga, em Erechim, no último dos duelos atrasados por conta da enchente de maio.
Com apenas uma mudança na equipe titular, a entrada de Arthur Neves na vaga do suspenso Galvan, o time grená teve o controle da posse de bola nas ações iniciais. Porém, a falta de capricho no passe e a precipitação em alguns lances, fez o Caxias não criar nenhuma oportunidade até os 15 minutos. Foi quando veio um cruzamento da esquerda, de Cézar Henrique, e Alvaro cabeceou, da entrada da área, sobre o gol de Jeferson Souza.
No lance seguinte, Gabriel Silva arriscou de longe, mas também errou a pontaria. Na sequência, Tomas Bastos recebeu de Robinho e bateu cruzado, rente à trave. Aos 18, foi a vez de Elyeser fazer jogada individual e cruzar para Gabriel Silva cabecear para fora. A sequência fez o torcedor acordar nas arquibancadas e o time ganhar confiança.
Aos 21, em jogada de pé em pé, Tomas Bastos tabelou com Robinho e serviu Álvaro, que bateu firme, no canto. O goleiro Jeferson, do Confiança, espalmou para fora. O controle do jogo era todo do Caxias. Aos 33, Arthur Neves ganhou pela esquerda e cruzou para Marcelo, que escorou de cabeça para Tomas Bastos finalizar. Sem força, o cabeceio parou nas mãos do goleiro sergipano.
O Confiança, que exagerava na cera, só foi levar perigo aos 44. Após cobrança de escanteio de Felippe e um desvio parcial, Hyuri, livre na pequena área, chutou sobre o gol. Uma grande oportunidade desperdiçada pelos visitantes.
SEGUNDO TEMPO
Sem trocas no intervalo, o Caxias manteve o ritmo ofensivo na volta do vestiário. Aos quatro minutos, após cruzamento do lado esquerdo, Robinho foi deslocado na hora em que iria finalizar para o gol. Apesar da reclamação, nada foi marcado. Aos nove minutos, o lateral-direito Marcelo sentiu um problema muscular e foi substituído por Yuri Ferraz.
Os minutos seguintes foram um repeteco do que se viu na primeira etapa. O Grená era melhor, mas produzia muito pouco. A insuficiência técnica de algumas peças ficava ainda mais evidente com o passar do tempo, e o time parecia depender da individualidade de Gabriel Silva.
Em uma das jogadas do atacante, ele limpou três marcadores e foi derrubado na frente da área. Falta que Tomas Bastos cobrou rasteiro e o goleiro Jeferson Souza deu rebote, não aproveitado pelo adversário. Precisando da vitória, Thiago Gomes deixou a equipe ainda mais ofensiva, com Tontini e Welder nas vagas de Cézar Henrique e Robinho.
Com o nervosismo tomando conta dos jogadores grenás e uma sequência de erros de lado a lado, o jogo era muito mais brigado do que jogado. Aos 33, nas últimas trocas, o treinador do Caxias colocou Peu e Mendes nos lugares de Elyeser e Arthur Neves. Dois minutos depois, uma oportunidade inacreditável desperdiçada. Tomas Bastos cobrou escanteio e Welder, na linha da pequena área, testou firme, sobre a meta.
Aos 40, outro susto para os grenás. Julio e Thiago Santos tabelaram até ingressarem na área. Na hora da finalização do ex-centroavante do São José, Thiago Coelho salvou o Caxias.
Nos acréscimos, depois de tanto insistir, o Caxias foi premiado. Aos 52, Tomas Bastos cobrou falta para a área e Thiago Santos, dividindo com Lucas Cunha, desviou contra. A bola foi parar no canto direito do goleiro: 1 a 0 Caxias.
FICHA TÉCNICA
Série C do Brasileiro
Jogo atrasado da 4ª rodada
Caxias 1x0 Confiança
Estádio Centenário
Caxias
Thiago Coelho; Lucas Cunha, Dirceu e Cézar Henrique (Felipe Tontini, 24/2º); Marcelo (Yuri Ferraz, 9/2º), Elyeser (Peu, 33/2º), Tomas Bastos e Arthur Neves (Mendes, 33/2º); Gabriel Silva, Robinho (Welder, 24/2º) e Álvaro. Técnico: Thiago Gomes
Confiança
Jeferson Souza; Júnior, Raphael, Eduardo Moura e Felippe Borges; Fábio, André Lima (Robson, 45/2º) e Ítalo (Willians Santana, 19/2º); Vico (Julio, 32/2º), Hyuri (Douglas, 45/2º) e Eduardo Soares (Thiago Santos, 19/2º). Técnico: Mazola Júnior
Gol: Thiago Santos (contra, Ca), aos 52min, no segundo tempo.
Amarelos: Dirceu (Ca); Eduardo Moura, Felippe Borges (Co);