O Aparados Off-Road cresceu e diversificou as suas provas. A partir de 2024, o evento que acontece de 18 a 21 de setembro, em Cambará do Sul, criou uma categoria exclusiva para motos, batizada de Moto Enduro.
O objetivo é atrair mais participantes e mesclar o perfil deste encontro fora de estrada que tem competição (rally de regularidade) e passeios. As demais categorias são Rally, Trilha, Passeio e Passeio Radical, destinadas à veículos 4x4.
— Unimos o útil ao agradável, pois desde a criação do Aparados Off-Road recebemos pedidos para incluir as motos, aproveitando os percursos do Rally de Regularidade 4x4. Uma de nossas premissas é divulgar o turismo do Rio Grande do Sul, convidando cada vez mais pessoas para essa região e movimentando a economia das cidades por onde passamos, por isso, criar uma proposta para um novo perfil de participante foi uma estratégia inteligente. É bacana agregar carros e motos — explicou o diretor geral do Aparados Off-Road, Alexandre Rech.
A expectativa é que mais de 300 pessoas formem a caravana do evento. Qualquer moto de trilha com equipamento de navegação está apta a participar dessa aventura. De acordo com o diretor da categoria, Ewerton Toledo de Lucena, serão percorridos cerca de 150km por dia.
— Vamos acelerar por três dias nas mais belas paisagens dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. Passaremos por estradas vicinais e fazendas de reflorestamentos de pinus com diversos obstáculos naturais. A diversão e adrenalina estão garantidas, com a mão fundo no acelerador —destacou.
Além de Cambará do Sul, conhecida como Terra dos Cânions, o 4º Aparados Off-Road também passará pelos municípios de Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus. Alguns pontos turísticos que os participantes visitarão são: Parque Estadual Tainhas, Parque Nacional da Serra Geral, Passo do S, Rio das Antas, Cascata dos Venâncios, Pico do Monte Negro, Cachoeira das Sete Mulheres, Desnível dos Rios, Lageado das Margaridas, entre outros.