Segue o tabu! O Caxias ainda não venceu fora de casa na Série C de 2024. Diante do Londrina, neste sábado (20), a equipe de Thiago Gomes saiu de campo derrotada por 2 a 0, com gols de Rafael Longuine e Everton Moraes.
Com o resultado, o Grená chegou a cinco derrotas em sete jogos atuando fora de Caxias do Sul na competição nacional. O clube permanece em 19º lugar na tabela, com nove pontos. O próximo confronto será no domingo (28), diante do lanterna São José, no Estádio Centenário.
Surpresas na escalação
O Caxias iniciou a partida com a mesma formação utilizada por Thiago Gomes nos dois jogos anteriores, com três zagueiros. Mas o técnico promoveu três novas peças à equipe. Pedro Cuiabá, Arthur Neves e Welder foram as novidades. A surpresa ficou por conta da ida de Galvan e Álvaro para o banco de reservas.
E a primeira grande chance do confronto veio dos pés de Gabriel Silva. Aos nove minutos, Welder roubou a bola no meio-campo e rolou para Cuiabá; ele encontrou o atacante livre de marcação na esquerda. Gabriel bateu forte de fora da área, buscando o ângulo direito, e obrigou seu xará, Gabriel Félix, a espalmar a bola pra escanteio.
A resposta dos paranaense veio três minutos depois. Rafael Longuine achou o atacante livre na segunda trave, mas o arremate acabou saindo por cima do travessão.
O jogo parecia controlado por parte do Caxias, mesmo criando poucas oportunidades de gol. Em uma delas, Tomas Bastos buscou Gabriel Silva na entrada da área, mas o atacante chutou em cima do goleiro.
Mas aos 35, Daniel Amorim entrou sozinho na cara de Thiago Coelho. Mas o goleiro mostrou a todos porque Thiago Gomes o escolheu para ser o novo camisa 1. Ele fecho o ângulo e fez a defesa milagrosa com o pé esquerdo. No lance seguinte, Iago Teles dançou pra cima da marcação de Marcelo e cruzou na medida para Rafael Longuine, de cabeça, encontrar o canto esquerdo de Thiago Coelho: 1 a 0.
O Caxias quase empatou logo depois da saída de bola. Robinho chutou da intermediária e a bola passou perto da trave direita de Gabriel Félix.
Chances perdidas
Na volta do intervalo, os paranaenses estiveram próximos do segundo gol logo aos quatro minutos. Calyson cruzou na ponta direita e Iago Teles ganhou pelo alto a disputa com Dirceu. Na dividida entre os dois, a bola explodiu no travessão.
Aos 15, o comandante grená fez a primeira mudança no jogo, com a entrada de Galvan na ala. Logo depois, Tomas Bastos arriscou de longe, a bola quicou antes de chegar ao gol e Gabriel Félix defendeu com o peito.
Além dos chutes do camisa 10, o Caxias dependia das jogadas individuais de Gabriel Silva, que continuava arriscando de fora da área, porém sem êxito.
Thiago Gomes decidiu então ir pra cima, aos 25 minutos. Além da troca de um atacante por outro, Peu no lugar de Robinho, o treinador abriu mão da formação com três zagueiros: sacou Cézar Henrique e colocou Peu na frente.
E o empate quase saiu na bola parada. Aos 37, Marcelo cobrou falta quase que com perfeição, a bola tocou no travessão; no rebote, Dirceu chutou de primeira, mas o goleiro estava atento para salvar.
Na sequência, Thiago Gomes usou suas últimas cartas na manga: Peninha e Felipe Tontini entraram para preencher o meio-campo.
E no seu primeiro lance no jogo, o meia-atacante cobrou escanteio na primeira trave; Peu desviou pro lado e Gabriel Silva se esticou todo, mas não conseguiu finalizar pras redes.
Nos acréscimos, o Tubarão chegou ao segundo gol. O goleiro Gabriel Félix fez o lançamento longo para Everton Moraes; o atacante deu um chapéu em cima de Marcelo e tocou a bola na saída de Thiago Coelho: 2 a 0.
Ficha técnica
Londrina 2x0 Caxias
14ª rodada da Série C 2024
Estádio do Café, em Londrina-PR
LONDRINA
Gabriel Félix; Thiago Ennes (Geferson, 15/2º), João Maistro, Rayan Ribeiro e Maurício; Kadi (Rayan, 30/2º), Tauã e Rafael Longuine (Gustavo França, 15/2º); Henrique (Calyson, 17/1º), Daniel Amorim e Iago Teles (Everton Moraes, 30/2º). Técnico: Claudinei Oliveira
CAXIAS
Thiago Coelho; Lucas Cunha, Dirceu, Cézar Henrique (Álvaro, 25/2º); Marcelo, Pedro Cuiabá (Felipe Tontini, 38/2º) Tomas Bastos e Arthur Neves (Galvan, 15/2º); Gabriel Silva, Robinho (Peu, 25/2º) e Welder (Peninha, 38/2º). Técnico: Thiago Gomes
Gols: Rafael Longuine (L), aos 38 minutos, no primeiro tempo. Everton Moraes (L), aos 48 minutos, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Cézar Henrique, (C) Calyson (L)
Arbitragem: Alexandre Vargas Tavares de Jesus, auxiliado por Gustavo Mota Correia e Thayse Marques Fonseca. O trio é do Rio de Janeiro. Quarto árbitro: Andrei da Silva-PR.