Se fosse uma corrida de Fórmula 1, o Fortaleza estaria vendo o Juventude no espelho retrovisor. O Alviverde da Serra vem embalado, encurtando os espaços e esperando o momento para ultrapassar o time da frente. Apenas um ponto separa os dois antes do começo da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário tem 17 pontos, na 11ª colocação.
O momento para deixar Leão para trás é neste domingo (29) no "Grande Prêmio do Castelão". O Juventude encara o Fortaleza, no Ceará, às 16h. Depois de vencer o Flamengo no meio de semana, o Verdão quer aproveitamento o bom momento e a atuação de luxo que teve contra o líder para seguir subindo na tabela.
E uma das peças fundamentais para essa engrenagem estar funcionando é o atacante Lucas Barbosa. O atleta tem oito gols na temporada e três assistências. Além de ser importante no setor de ataque, ele também cumpre uma função primordial no esquema de Roger Machado, com a recomposição defensiva.
— Muito feliz por essa fase que estou vivendo. Agradecer a Deus, agradecer a toda a comissão, aos atletas que estão confiando em mim. E vamos em busca de mais. Desde que eu cheguei no Juventude, soube que a essência do clube é não desistir jamais, lutar até o fim, e aderi isso. Com bastante ajuda do Roger, na parte tática, estou sendo muito feliz também nessa parte defensiva — analisou Lucas Barbosa.
HORA DE SORRIR FORA DE CASA
Fora de casa, o Juventude ainda não conseguiu repetir os bons números do Estádio Alfredo Jaconi. Longe de Caxias do Sul, o time tem três derrotas e dois empates. E agora virão duas oportunidades para mudar este cenário. A primeiro é contra o Leão do Ceará. Depois, a equipe alviverde pega o Bahia, em Salvador, na quinta-feira. Somar pontos como visitante também permitirá ao time sonhar com um passo além no Brasileiro.
Dentro ou fora de campo a gente vai brigar, vamos tentar pontuar.
LUCAS BARBOSA
Atacante do Juventude
— A gente vem ganhando de grandes equipes, como o Corinthians e o Flamengo, e isso vai nos deixando sonhar. Quando a gente se apresentou aqui, tinha a ideia da permanência, só que vamos ganhando, vamos ganhando confiança. O grupo está unido e nosso objetivo é um só, classificar para a Sul-Americana — disse o atacante.
Conquistar três pontos em Fortaleza também fará o Papo quebrar um tabu de não vencer o Leão em seus domínios. Desde 2003, são seis vitórias do Fortaleza e três empates. O último confronto foi em 2022 e terminou em 1 a 1. O placar também se repetiu no histórico jogo do acesso, da Série C para a Série B, em 2016.
— Dentro ou fora de campo a gente vai brigar, vamos tentar pontuar. Sabemos que no Campeonato Brasileiro pontuar é sempre importante — finalizou Barbosa.