O técnico Thiago Carpini estará de volta ao Estádio Alfredo Jaconi. Contudo, o profissional não entrará no vestiário do time mandante. Ele pegará o corredor da direita, na zona mista do palco da partida desta terça-feira (11) e entrará no vestiário visitante. O profissional é o atual comandante do Vitória, adversário do Juventude, às 19h, em Caxias do Sul.
Thiago Carpini está marcado com seu nome na história alviverde. Ele assumiu o time no dia 13 de maio de 2023, quando a equipe estava na zona de rebaixado da Série B do Brasileiro e levou o time ao vice-campeonato da segunda divisão. Ao fim da temporada, o time conquistou o retorno à elite do futebol nacional.
Foram 243 dias no comando do Juventude. Ao todo, foram 32 partidas na Segunda Divisão, com 17 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas. Um aproveitamento de 64,5%. A campanha ficou marcada por bons momentos, principalmente longe do Jaconi. O Ju terminou a competição como o melhor visitante da Série B 2023 com 32 pontos, cinco a mais do que os baianos. Porém, a equipe se complicava com adversário da parte de baixo da tabela.
Com o acesso, o nome de Carpini ganhou destaque nacional. Ele também tinha levado o Água Santa à final do Paulistão naquele ano. Assim, mostrou que o trabalho não era fogo de palha. A permanência do treinador na Serra começou a ficar difícil na virada deste ano, quando Santos, Cruzeiro e São Paulo sondaram o treinador. No dia 11 de janeiro, o técnico deixou o Juventude e foi para o tricolor paulista. No entanto, não teve sucesso. Foram sete vitória, seis empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 50%.
CARAS CONHECIDAS
O técnico Thiago Carpini trabalhou com 14 atletas do atual elenco de jogadores do Juventude. Ele conhece os nomes mais experientes, como Alan Ruschel, Nenê e Jadson. O trio foi fundamental no acesso à Série A. O modo de jogar do Juventude mudou um pouco após a saída do treinador. O atacante Erick Farias, que também participou da campanha do acesso, comentou sobre o fato de o técnico adversário conhecer o time alviverde.
— É o reencontro, é legal. A gente sabe a história que o Carpini fez aqui no Juventude. É um cara que tem um carinho enorme pelo grupo que estava aqui ano passado. A gente tem por ele também. Mas hoje ele está no Vitória, vai defender as coisas do Vitória. Sobre conhecer, é claro que todos os adversários se estudam, isso é normal. Creio que ele conheça muito bem a equipe do Juventude, vai analisar muito o trabalho que o Roger vem fazendo, assim como nós vamos analisar o Vitória. E vai ser um jogo de detalhes. Acho que quem errar menos, quem aproveitar as melhores oportunidades, vai sair vencedor da partida — analisou Erick Farias.
Vai ser um jogo de detalhes. Quem errar menos, quem aproveitar as melhores oportunidades vai sair vencedor da partida.
ERICK FARIAS
Atacante do Juventude
O zagueiro Rodrigo Sam, o lateral-esquerdo Gabriel Inocêncio e o volante Thiaguinho trabalharam com o Carpini no Água Santa. No Estádio Alfredo Jaconi, o trio não teve a oportunidade de jogar com o treinador. Para Inocêncio, Carpini tem como ponto forte estudar bem os adversários.
— Ele vai fazer de tudo para anular as nossas jogadas, as nossas ações dentro de campo. E ele é muito inteligente nessa questão. Até o ano passado, quando eu fui jogar contra ele, estava no São Paulo. Ali também tinha bastante jogadores que ele conhecia. Então, no primeiro tempo, conseguiu anular algumas ações. No segundo, a gente já conseguiu sair. Nós jogadores temos que estar preparados para poder sair diante dessas situações — destacou o lateral.