Maria Eduarda Stumpf, representante de Caxias do Sul, voltará do Pan-Americano de Parataekwondo, no Rio de Janeiro, com uma medalha de ouro na bagagem. A paratleta da ACTKD/UCS venceu a disputa no taekwondo, na categoria até 52kg. Na final, ela derrotou Cristhiane Nascimento para ficar com o primeiro lugar.
— Essa conquista não seria possível sem o apoio inabalável da minha equipe multidisciplinar, que sempre esteve ao meu lado, da minha querida família, cujo amor e suporte são inestimáveis, da dedicada comissão técnica, e da CBTKD, que mais uma vez nos proporcionou uma experiência incrível neste campeonato. Cada momento foi uma etapa de superação e crescimento. Agradeço a todos que fizeram parte dessa jornada e me ajudaram a alcançar o topo do pódio. Juntos, somos imbatíveis — comemorou Maria Eduarda nas redes sociais.
Com este resultado, a paratleta conquista pontos no ranking mundial e se consolida como uma das atletas que será cabeça de chave no Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a partir do dia 28 de agosto de 2024. Maria Eduarda Machado Stumpf é treinada pelo Mestre Daniel Brisotto, da ACTKD/UCS. Natural de Itaqui, em 2006, ela veio para Caxias do Sul.
O Pan-Americano de Parataekwondo aconteceu até sexta-feira (3), no No Rio de Janeiro, na Arena Carioca. O Brasil terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas com seis ouros. Foram três no masculino e outros três no feminino. Ao todo, o Brasil ganhou 19 medalhas no parataekwondo.