O Caxias do Sul Basquete sofreu nesta sexta-feira (5) a sua décima derrota consecutiva no NBB 16. O time do técnico Rodrigo Barbosa perdeu para o Paulistano, em São Paulo, por 75 a 56.
O resultado faz a equipe permanecer na 18ª e penúltima colocação da tabela. Como os 16 melhores avançam aos playoffs, o Caxias precisará de, pelo menos, uma vitória nos dois últimos jogos da fase classificatória para ter chances de avançar. Os compromissos serão no Ginásio do Sesi, contra Minas, quarta-feira (10), e Pato, na sexta-feira (12).
O Caxias tem as mesmas oito vitórias do que Mogi e Cerrado, o 16º colocado. Além disso, o Botafogo soma nove triunfos e também pode ser ultrapassado pelo time caxiense por conta do confronto direto. Porém, para ter essa possibilidade, o Gambá precisará encerrar um jejum que já dura quase dois meses. A última vitória foi contra o lanterna Brasília, em 9 de fevereiro.
No duelo desta sexta, no Ginásio Antônio Prado Jr., o Caxias começou no primeiro quarto e chegou a ver o placar empatado após oito minutos. Porém, na reta final do quarto, o Paulistano marcou nove pontos seguidos, abriu vantagem e fechou a parcial em 22 a 13.
No segundo período, o cenário se repetiu. O Caxias tentava esboçar uma reação e o time paulista logo respondia. Com 18 a 15 no quarto e o destaque de Anderson no ataque, a equipe da casa foi para o intervalo vencendo por 40 a 28.
Com um aproveitamento inferior a 25% dos arremessos do perímetro e sem conseguir se impor defensivamente, o Caxias Basquete virou uma presa fácil ao jovem time do Paulistano no terceiro quarto. Com amplo domínio, os paulistas fizeram 23 a 12 no período e a diferença subiu para 23 pontos: 60 a 37.