Ao eliminar o Inter nos pênaltis, na noite da última segunda-feira (25), o Juventude garantiu vaga para a sua sétima final de Campeonato Gaúcho. A equipe de Roger Machado vai, agora, em busca do segundo título do torneio.
A equipe foi campeã do Gauchão em 1998, de forma invicta. Naquela final, comemorou o título dentro do Estádio Beira-Rio, ao superar o Inter. Além disso, o Alviverde também já foi finalista nos anos de 1996, 2001, 2007, 2008 e 2016.
O adversário desta vez na grande decisão será o Grêmio, que eliminou o Caxias nas semifinais. As duas equipes já se enfrentaram em decisões de Gauchão em três oportunidades: 1996, 2001 e 2007. Em todas, os tricolores levaram a melhor diante do verdão.
O papo ainda foi vice-campeão nos anos de 1965 e 1994, quando o torneio era disputado por pontos corridos. Em 65, a equipe somou 28 pontos, e o campeão foi o Grêmio com 42. Em 94, o Verdão foi o segundo colocado com 62 pontos, cinco a menos que o Inter, que foi o vencedor.
Relembre as vezes em que o Juventude chegou à final do Gauchão:
- 1996
Em 1996, o Juventude, do técnico Geninho, disputou as finais do Gauchão diante do Grêmio. Essa seria a primeira vez que as duas equipes disputariam a taça do Estadual. A equipe tricolor, comandada por Luiz Felipe Scolari, venceu as duas partidas.
Na ida, 3 a 0 no Alfredo Jaconi. No jogo de volta, o placar foi maior. O Tricolor venceu o alviverde por 4 a 0 no Estádio Olímpico. Jardel, atacante do Grêmio, marcou três vezes.
As escalações no segundo jogo:
- Grêmio: Danrlei; Arce, Luciano, Adílson e Roger (Zé Alcino); Dinho, Goiano, Ailton e Carlos Miguel (João Antônio); Paulo Nunes (Rodrigo Mendes) e Jardel. Técnico: Felipão.
- Juventude: Márcio; Sérgio Winck (Paulo Marcelo), Carlinhos, Nei e Paulo Sérgio (Adaílton); Fábio Renato, Daniel Frasson, Lauro e Itaqui; Fernando (Rodrigo) e Trellez. Técnico: Geninho.
- 1998 (Campeão)
Em 1998, o time do Juventude, comandado pelo técnico Lori Sandri, conquistou o Gauchão diante do Internacional de forma invicta. Foram doze jogos, com sete vitórias e cinco empates. Nas quartas de final eliminou o Glória e na semifinal cruzou com o Brasil-Pel, que havia despachado o Grêmio de Sebastião Lazaroni. Na decisão, pegou o Inter, que havia passado pelo São Luiz e pelo Veranópolis nas fases anteriores.
O papo venceu a partida de ida no Estádio Alfredo Jaconi por 3 a 1, com dois gols de Flávio e um de Lauro. O confronto de volta, no Beira-Rio, terminou em 0 a 0, garantindo a festa da torcida alviverde na Capital e em Caxias do Sul: Juventude campeão.
A conquista ganhou uma importância ainda maior. Fazia 44 anos que nenhum clube conseguia terminar com a hegemonia de Grêmio e Internacional no estado. O título do Juventude na época, também marcou a volta de uma equipe do interior ao lugar mais alto do futebol gaúcho, depois de 59 anos.
O time que conquistou o título no Beira-Rio teve: Humberto, Borges Neto, Capone, Índio Edson; Marcão, Flávio, Lauro (Jardel) e Sandro Fonseca; Rodrigo Gral (Mabília) e Sandro Sottili.
- 2001
A segunda vez em que Juventude e Grêmio se enfrentaram foi em 2001. O alviverde não conseguiu segurar o Tricolor, que venceu os dois jogos. No Alfredo Jaconi, o placar foi 3 a 2: Zinho e Marcelinho Paraíba, que marcou duas vezes, fizeram os gols gremistas. Márcio Pereira e Leonardo Muzi marcaram para o Juventude.
No jogo da volta, no Estádio Olímpico, vitória do Grêmio por 3 a 1. O gol alviverde foi anotado por Dauri. Já os gols da equipe da Capital foram feitos por Anderson Polga, Marcelinho Paraíba e Eduardo Costa: Grêmio Campeão.
O técnico do Juventude era Hélio dos Anjos. Já o comandante do Grêmio era o futuro treinador da Seleção Brasileira, Tite.
As escalações no segundo jogo:
- Grêmio: Danrlei; Mauro Galvão, Marinho e Anderson Polga; Eduardo Costa, Tinga (Itaqui), Ânderson Lima, Rubens Cardoso e Zinho; Luis Mário (Renato Martins) e Marcelinho Paraíba (Roger). Técnico: Tite.
- Juventude: Diego; Ivo (Michel), Fernandão, Márcio Pereira (Kiko) e João Marcelo; Ivair, Sidney, Fernando e Dauri; Luciano Fonseca (Pontes) e Leonardo Manzi. Técnico: Hélio dos Anjos.
- 2007
A última vez em que Juventude e Grêmio fizeram uma final de Gauchão foi em 2007. Na ida, em jogo muito movimentado, empate em 3 a 3 no Alfredo Jaconi. Os gols do Ju foram anotados por Wescley, Cristiano e Da Silva. Os artilheiros do dia para o Grêmio foram Carlos Eduardo, que balançou as redes duas vezes, e Tuta.
No jogo de volta, no Estádio Olímpico, a equipe da Serra não conseguiu segurar a força gremista e acabou derrotada por 4 a 1. O gol do papo foi marcado por Gabriel, enquanto Tcheco, que fez dois gols , Diego Souza e Lúcio anotaram para a equipe da Capital: Grêmio campeão.
As escalações no segundo jogo:
- Grêmio: Saja; Gavilán (Nunes), William, Teco e Lúcio (Bruno Teles); Edmilson, Sandro Goiano, Diego Souza e Tcheco; Tuta e Carlos Eduardo (Ramón). Técnico: Mano Menezes.
- Juventude: André; Ricardo (Veiga), Éderson, Fabrício e Márcio Azevedo; Lauro, Radamés, William (Júlio César) e Paulo Ramos (Gabriel); Da Silva e Cristiano. Técnico: Ivo Wortmann.
- 2008
Em 2008, o Juventude enfrentou novamente o Internacional na final do Gauchão. As equipes voltavam a se enfrentar em uma decisão de Estadual depois de 10 anos. No jogo de ida, em Caxias do Sul, vitória do Juventude por 1 a 0. Maycon, nos acréscimos da partida, anotou o gol do verdão.
O Inter, que buscava dar o troco no Juventude, depois de perder a final do estadual de 1998 para o time da Serra, foi muito superior no confronto da volta. Goleada colorada por 8 a 1 no Estádio Beira-Rio: Inter Campeão.
As escalações no segundo jogo:
- Inter: Clemer; Bustos (Jonas), Índio, Orozco e Marcão; Danny Morais, Guiñazu, Magrão e Alex (Andrezinho); Fernandão (Iarley) e Nilmar. Técnico: Abel Braga
- Juventude: Michel Alves; Élvis (Leandro Cruz), Nunes, Laerte e Márcio Goiano (Zezinho); Hércules (Maycon), Juan Perez, Lauro e Hélder; Ivo e Mendes. Técnico: Zetti
- 2016
A última vez que o Juventude chegou à final do Gauchão foi em 2016. Novamente o adversário seria o Internacional. No confronto de ida, o alviverde, treinado por Antônio Carlos Zago, lutou, mas acabou derrotado por 1 a 0 dentro do Alfredo Jaconi.
No duelo de volta, no Beira-Rio, outra vitória colorada diante do Ju. Com gols de Eduardo Sasha, Paulão e Ferrareis, o Inter bateu o Juventude por 3 a 0 e conquistou o título do Estadual.
As escalações no segundo jogo:
- Internacional: Alisson; William (Paulo Cezar), Paulão, Ernando e Artur; Fernando Bob (Jair), Fabinho, Anderson (Gustavo Ferrareis) e Andrigo; Aylon e Eduardo Sasha. Técnico: Argel Fuchs
- Juventude: Elias; Hélder (Wallacer), Klaus, Heverton (Sassá) e Pará; Wanderson, Lucas, Bruno Ribeiro (Felipe Lima) e Hugo; Dieguinho e Roberson. Técnico: Antônio Carlos Zago