Na terça-feira (26), o Caxias decide seu futuro no Gauchão 2024 diante do Grêmio. Só a vitória mantém vivas as esperanças grenás de chegar em mais uma decisão. Mas vencer o Grêmio na Arena não é novidade para a equipe grená. O clube tem mais vitórias na casa Tricolor do que o maior rival, o Inter.
Desde 2012, ano da inauguração do estádio gremista, foram oito encontros entre Caxias e Grêmio, todos válidos pelo Campeonato Gaúcho. E o Grená venceu três vezes. A primeira delas foi em 2018. Goleada por 5 a 3, com direito a dois gols do zagueiro Laércio. Nicolas, João Paulo e Daniel Cruz também marcaram. O Tricolor não entrou em campo com força máxima, mas teve na escalação jovens nomes que ganharam destaque na sequência pelo clube, como o volante Matheus Henrique, o meia Jean Pyerre e o atacante Pepê.
Gêmio 3x5 Caxias - 2ª rodada do Gauchão 2018
GRÊMIO: Bruno Grassi; Madson, Ruan, Mendonça e Guilherme Guedes; Jean Pyerre, Balbino (Patrick), Lima, Matheus Henrique e Pepê (Léo Tilica); Isaque (Alisson).
Técnico: César Bueno
CAXIAS: Gledson; Cleiton, Júnior Alves, Laércio e Julinho; Régis, Diego Miranda, Rafael Gava, Túlio Renan (Carlos André), Nicolas (Daniel Cruz); João Paulo (Geninho)
Técnico: Luís Carlos Winck
Gols: Nicolas e Laércio, aos 6 e 48 minutos do primeiro tempo; João Paulo, Laércio e Daniel Cruz, aos 9, 23 e 49 minutos do segundo tempo (C); Isaque, Matheuzinho e Jean Pyerre, aos 5, 25 e 28 minutos do primeiro tempo (G).
Grêmio 0x2 Caxias - 1ª rodada Gauchão 2020
A segunda vitória grená na Arena veio dois anos mais tarde. Na estreia do goleiro Vanderlei, quem deu o cartão de boas vindas na estreia das equipes na competição foram Tilica e Ivan, os autores dos gols , no triunfo por 2 a 0.
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Kannemann e Cortez; Maicon, Lucas Silva (Isaque, 24'/2º); Alisson, Patrick (Ferreira, 18'/2º) e Everton; Luciano.
Técnico: Renato Portaluppi.
CAXIAS
Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano (Yuri, INT), Carlos Alberto; Tilica (Bruno Ré, 35'/2º), Diogo Oliveira e Juninho Potiguar; Gilmar.
Técnico: Rafael Lacerda.
GOLS: Tilica (C), aos 10 do primeiro tempo; Ivan, aos 19 do segundo tempo (C).
Grêmio 1 x2 Caxias - 2º jogo da final do Gauchão 2020
A terceira e última vitória grená no estádio gremista ocorreu na decisão daquele mesmo Gauchão de 2020. Após sair perdendo por 2 a 0 no Estádio Centenário, o time de Lacerda teve uma grande apresentação na Arena e venceu por 2 a 1 com gols de Laércio e Bruninho. Faltou um gol para a equipe levar a decisão aos pênaltis e ele quase veio nos acréscimos, não fosse a intervenção do goleiro Vanderlei.
GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez; Lucas Silva (Thiago Neves, 32'/2ºT), Darlan (Maicon, 42'/2ºT), Jean Pyerre (Isaque, 13'/2ºT), Alisson e Everton (Luiz Fernando, 13'/2ºT); Diego Souza (David Braz, 42/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
CAXIAS
Marcelo Pitol; Marabá (Bruninho, int.), Laércio, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto (Yuri, 40'/2ºT), Ivan, Diogo Oliveira, Claudinho; Marcelo Campanholo (Vinícius Baiano, 8'/2ºT). Técnico: Rafael Lacerda
Gols: Diego Souza (G), aos 15; Laércio (C), aos 42 minutos do primeiro tempo. Kannemann (C, contra) aos 10 minutos do segundo tempo.
Retrospecto geral
O Grêmio venceu os outros cinco duelos diante do grená na Arena. O último ocorreu na decisão do Estadual 2023 e foi polêmico. Até hoje a direção grená reclama de um pênalti assinalado e convertido por Suárez na conquista do título pelos gremistas. Mas o que chama a atenção no retrospecto é de que o Caxias tem mais vitórias na casa Tricolor do que o Inter. Sendo que o Colorado disputou muito mais jogos no local do que o time grená. Foram 23 Gre-Nais e apenas duas vitórias coloradas.
Para chegar à segunda final consecutiva e continuar com o sonho do bicampeonato, o time do atacante Vitor Feijão terá que fazer pelo menos um gol, e levar a disputa aos pênaltis.
— Eu acho que está tudo muito aberto ainda. Assim como eles vieram em Caxias e conseguiram um resultado positivo, acho que a gente também tem condição de ir na Arena e buscar um resultado. No futebol, já tem tantas provas de que as coisas podem acontecer e mudar. Eu acho que o primeiro passo é acreditar e colocar na cabeça que temos condições e que vamos para competir mais uma vez, como a gente tem feito — apontou o camisa 11.
E a boa apresentação na partida de ida, sobretudo nos primeiros 45 minutos do duelo, serve de inspiração aos atletas grenás.
— A forma com que a gente encarou o jogo, sabíamos que enfrentaríamos um grande adversário, um dos grandes do Estado, e não preciso nem ficar falando aqui da força que o Grêmio tem, mas eu acho que nós criamos chances, assim, nós encaramos o jogo de uma forma como deveria ser. Acho que tudo pode acontecer em Porto Alegre também —finalizou Feijão.
Raio x de jogos na Arena
:: Grêmio e Caxias se enfrentaram oito vezes;
:: Cinco vitórias gremistas;
:: Três vitórias grenás.
:: 5 a 3, em 2018; 2 a 0, em 2020 e 2 a 1, na finalíssima de 2020.