O Juventude terá um novo elenco de jogadores para a disputa do Campeonato Gaúcho. A primeira missão do grupo será o Estadual. Depois, vem a Copa do Brasil e, por fim, o clube buscará uma campanha sólida, com a permanência na Série A. Esse é o grande objetivo da temporada de 2024.
Do grupo que conquistou o acesso à elite nacional, poucos têm contrato com o alviverde. O número chega a oito atletas. Lucas Wingert ainda não estreou entre os titulares e tem contrato até 2026. O zagueiro Zé Marcos até o fim de 2024. Já o seu companheiro de zaga, Danilo Boza tem vínculo até outubro de 2025.
Cria da base, volante Kelvi fica até o fim da temporada que vem. Na mesma posição, o jovem Gehring tem vínculo até o fim de 2026. Também da base, o meia-atacante Rafinha possui vínculo se encerrando em outubro de 2025. No ataque, Erick Farias e Ruan também assinaram até o fim de 2026.
Aliás, o Juventude tem um segundo objetivo traçado. O clube quer aumentar a lista de atletas com vínculos. Em 2023, o clube tinha 48% dos atletas emprestados, conforme o executivo de futebol Júlio Rondinelli.
— Não é possível ainda para o Juventude ter uma base de 15 jogadores com contrato de médio a longo prazo. Não temos esse poder financeiro de jogadores de Série A. No segundo ou terceiro ano de Série A, vamos trabalhar muito para isso, pois a permanência em 2024 vale como um acesso. Estou dizendo claramente, o objetivo parece raso, mas não é. Podemos buscar uma competição sul-americana, talvez um pouco mais, mas o objetivo principal é a permanência. No segundo ou terceiro ano, você consegue 14 ou 15 atletas com contrato, que você vai observar e ter capacidade de jogar a Série A —declarou.
RENOVAÇÕES
Três atletas estão já garantidos para 2024. O clube renovou com o zagueiro Romércio, o volante Jadson e o lateral-esquerdo Alan Ruschel. O primeiro lesionou as costas e precisou passar por cirurgia. O defensor teve apenas 10 jogos no ano. Os outros dois foram peças importantes no retorno à Série A.
O Juventude tenta a renovação de alguns atletas do elenco, mas as situações são distintas. O goleiro Thiago Couto pertence ao São Paulo. O Tricolor deseja a venda do camisa 1. O Juventude não tem condições de bancar a compra e tenta um novo empréstimo. Já o atacante Gabriel Taliari o alviverde manifestou o interesse em adquirir o jogador. O único impasse com o clube detentor do atleta, o Capivariano, é a forma de pagamento de quase R$ 1 milhão. Outro que existe o interesse da permanência é David da Hora. Emprestado pelo Fortaleza, o clube cearense tem proposta do exterior e o Juventude aguarda uma definição. o
A situação de Nenê também ainda não tem um desfecho. O jogador retornou de férias e o Juventude deve retomar as tratativas pela permanência do craque da camisa 10 nesta semana. Segundo o clube, tanto atleta quanto a direção têm interesse na renovação.
O jovem volante Mandaca deve seguir por empréstimo no Jaconi. O Juventude aguarda apenas uma questão legal do Corinthians, pois o contrato do atleta termina no meio do ano com Timão e o clube passou por eleições recentemente.
REFORÇOS
O técnico Thiago Carpini terá muitos reforços para a temporada que se aproxima. Agora, o treinador terá a oportunidade de contar com atletas que se enquadrem na sua característica de jogo. As chegadas vão suprir as saídas. No total, 17 jogadores deixaram o clube após a Série B.
Dois jogadores estão fechados com Ju. Falta apenas oficializar as contratações do volante Caique Gonçalves e do meia Jean Carlos. Ambos estavam no Ceará.
O técnico Tiago Carpini também pediu a contratação do lateral-direito Gabriel Inocêncio. A informação foi divulgada pelo GE. Com 29 anos, o atleta estava no grupo que acabou rebaixado com o Santos. Pelo time paulista, fez 25 jogos na temporada. Ele pertence ao Água Santa e trabalhou com Carpini na equipe que foi vice do Paulistão em 2023.
Outro que o clube demonstrou interesse foi no zagueiro Lucas Freitas, de 22 anos. O defensor tem contrato com o Palmeiras e disputou a última Série B pela Chapecoense.
COM CONTRATO PARA 2024
- Lucas Wingert (24 anos, goleiro)
- Zé Marcos (25 anos, zagueiro)
- Danilo Boza (25 anos, zagueiro)
- Rafinha (21 anos, meia-atacante)
- Kelvi (21 anos, volante)
- Gehring (18 anos, volante)
- Erick Farias (26 anos, atacante)
- Ruan (18 anos, atacante)
EM NEGOCIAÇÃO PARA RENOVAR
- Thiago Couto (Goleiro pertence co São Paulo)
- Nenê (Meia-atacante tem contrato até o fim de 2023)
- Mandaca (Volante pertence ao Corinthians)
- Gabriel Taliari (Atacante pertence ao Capivariano)
- David da Hora ( Atacante pertence ao Fortaleza)
QUEM NÃO FICA
Goleiro: Léo Vieira
Zagueiros: Anderson Prestes e Luis Gustavo
Laterais: Reginaldo, Kelvyn e Dani Bolt
Volantes: Jean Irmer, Emerson Santos, Kadi e Vini Paulista
Meia: Matheus Vargas
Atacantes: Daniel Cruz, Echaporã, Rafael Furtado, Robertinho, Geuvânio e Tite
ELENCO DO JUVENTUDE PARA 2024
Goleiros: Lucas Wingert
Laterais: Alan Ruschel*
Zagueiros: Danilo Boza, Zé Marcos e Romércio
Volantes: Jadson*, Caíque Gonçalves*, Kelvi e Gehring
Meias: Jean Carlos* e Rafinha
Atacantes: Erick Farias e Ruan
*Falta apenas o anúncio oficial