No ano em completou 20 anos de existência, pode-se dizer que o Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) recuperou a sua força. Inicialmente denominado como Fundel, ele é o principal mecanismo de apoio do poder público às entidades, atletas e projetos que visam o desenvolvimento esportivo nas mais diferentes áreas e atuações.
Aberto em novembro, o edital para o Fiesporte de 2024 apresentou novidades, como a inclusão da quinta manifestação, o Atleta Individual. A previsão de verba é superior a R$ 5,1 milhões. E na concorrência de projetos, a resposta da comunidade esportiva foi positiva.
— Esse ano finalizou a inscrição do edital com 156 projetos. Nós tivemos em 2016, 174. Depois tivemos dois ou três anos com problemas, e tivemos só 11. Depois, o número aumentou para 50, foi para 60, 70 e, agora, estamos chegando nesse número de 156. Uma das situações que mudaram, é que incluímos a questão de atletas individuais. Agora, o atleta pode fazer direto, sem a necessidade de criar uma entidade com outros atletas. Enfim, antes era mais burocrático —destacou o Secretário Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Caxias, Gabriel Citton.
Nos próximos dias, devem ser divulgados os projetos contemplados no Fiesporte 2024. Na avaliação de Citton, o programa oportuniza que atletas e instituições de diferentes modalidades possam usufruir de valores que viabilizem a temporada ou um evento em específico.
— Quando a gente fala de democracia no esporte é isso. A quantidade de modalidades esportivas, para todas as idades e em diversas modalidades. Fizemos um evento de bolão que tinha quase 250 pessoas do estado todo. Tem Série A, B e C do Campeonato Gaúcho de bolão. Tem bocha e muitas outras coisas que muita gente não faz nem ideia. A minha frase quanto ao Fiesporte, e o pessoal que está levando a sério, é: "tratem bem o Fiesporte". Muitas pessoas têm vergonha de ter o brasão da prefeitura porque acha que é uma questão de política partidária, e é normal até. Mas eu costumo dizer que o brasão não é da prefeitura, mas sim da cidade, é de todos.