O Caxias tinha a intenção de renovar o contrato do volante Marlon para a próxima temporada. No entanto, o clube sempre deixou claro que o jogador estava valorizado e que isso seria difícil de acontecer. E se confirmou. O atleta, de 26 anos, titular da campanha do acesso à Série C, acertou com o CSA.
Com isso, Marlon encerra o ciclo de três temporadas no Caxias. O volante chegou ao Caxias em setembro de 2021 junto ao Camboriú. Anteriormente, defendeu o Passo Fundo. Nos três anos que vestiu a camisa grená se mostrou uma peça polivalente. Além de atuar no meio-campo, também atuou como lateral em algumas oportunidades.
Na primeira temporada com o Caxias, foram 30 jogos e três gols marcados. No ano seguinte, 22 partidas e um gol. Já nesta temporada, Marlon fez 32 jogos e um gol assinalado. Na campanha do acesso à Série C, ele fez 19 partidas e todas como titular. No Gauchão, o Caxias foi vice-campeão e foi eleito um dos melhores da posição na seleção do campeonato. Além disso, marcou o gol grená no jogo de ida da decisão diante do Grêmio, no empate em 1 a 1.
No ano passado, Marlon era titular do meio-campo formado pelo técnico Thiago Carvalho na Série D, mas sofreu uma fratura no tornozelo associada a uma lesão ligamentar na última partida da primeira fase da competição nacional. Portanto, 2023 foi um ano de recomeço. Durante a atual temporada, um episódio com uma postagem seu empresário, que disse que o Caxias recusou uma proposta para o atleta jogar a Série B do Brasileirão, causou um desconforto com o torcedor.
Com a ida para o CSA, Marlon será rival do Caxias na próxima Série C. O clube de Alagoas terminou a competição em 12º lugar, ou seja, não classificou para brigar pelo acesso, nem foi rebaixado para a Série D.
Ao todo, o Caxias terá 13 remanescentes do elenco que subiu para a Série C visando a temporada 2024: os goleiros Fabian Volpi e Guilhermes Nunes, os laterais Marcelo, Dudu Mandai e Peu, o zagueiro Dirceu, os meio-campistas Emerson Martins, Pedro Cuiabá, Elyeser, Peninha e Augusto Galvan, os atacantes Vitor Feijão e Vinicius Spaniol.