O Caxias do Sul Basquete não conseguiu fazer frente ao atual campeão do NBB. Na noite desta sexta-feira (24), no Ginásio Pedrocão, o time caxiense foi derrotado pelo Franca por 89 a 60. Foi o quinto revés em nove partidas na competição.
Agora, a equipe gaúcha terá mais dois compromissos contra paulistas, só que desta vez no Ginásio do Sesi. Na terça-feira (28), às 20h, o adversário será o São Paulo, em jogo que terá acesso liberado aos torcedores em uma parceria com a KTO. Já na quinta-feira (30), no mesmo horário, o rival será o Paulistano.
Após a dura derrota para o Bauru, na quarta-feira (22), o time caxiense tinha a dura missão de encarar o atual campeão do NBB 16. E, por conta disso, a postura foi bem diferente na primeira parte do confronto. Pelo menos na marcação.
No primeiro quarto, o Franca abriu frente. Com Márcio e Lucas comandando as ações ofensivas, a equipe paulista permaneceu na dianteira, mas o Caxias conseguiu equilibrar as ações e não deixar o adversário ampliar a diferença. No final do período, 21 a 15.
O começo da segunda parcial teve um Caxias mais agressivo, empatando a partida em 23 pontos, após quatro minutos. Porém, após um pedido de tempo a jovem e qualificada equipe do Franca voltou a ser mais efetiva e coletiva nos ataques. Por outro lado, o time de Rodrigo Barbosa repetiu erros e precipitações de jogos anteriores. O resultado: rapidamente o Franca abriu 14 de vantagem, fechar a parcial em 21 a 13 e foi para o intervalo vencendo por 42 a 28.
No terceiro quarto, com seis pontos logo no início, o Franca ampliou a diferença para 20 e ficou ainda mais leva no duelo. Com um ataque fluindo de forma tranquila, a equipe paulista chegou a abrir 25. O Caxias até tentou reagir, e após uma enterrada de Wesley Sena a vantagem caiu para 17. Só que a resposta não teve sequência. O time do técnico Helinho voltou a controlar o jogo, fez 24 a 17 no período e deixou o placar em 66 a 45.
O quarto período começou duas cestas de três pontos, de Konsztadt e Dawkins. Com o Franca diminuindo a intensidade da marcação, o Caxias conseguiu ser mais eficiente no ataque, mas os paulistas não deixavam a diferença baixar dos 15 pontos. Com o passar dos minutos, os visitantes voltaram a cometer mais erros e a gurizada francana aproveitou para fechar a conta: 89 a 60.
Lucas Dias, com 22 pontos, e Márcio, com 21, foram os principais cestinhas da partida. No lado do Caxias, Dawkins foi o principal pontuador, com 14.