O Juventude não para de subir na tabela da Série B 2023. Depois de ingressar no G-4 diante do Avaí, na 29ª rodada, o Verdão ganhou mais uma posição na tabela com o terceiro triunfo consecutivo, desta vez sobre o Criciúma, no sábado. Ao derrotar um adversário direto na briga pelo acesso, o time de Thiago Carpini chegou à terceira posição, com 53 pontos.
O clube aumentou as chances de conquistar uma vaga à Série A. Para o site de estatísticas do matemático Tristão Garcia, o Ju aparece em segundo nas probabilidades de acesso, com 69%, um mais do que o Sport. Para o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances alviverdes são ainda maiores: o clube aparece com 71%. Em ambas probabilidades, o Ju aparece na frente do Sport justamente por ter um confronto direto com o Leão, em Caxias do Sul, na 32ª rodada.
— Temos um ótimo aproveitamento desde a chegada do Carpini (na sétima rodada), com números parecidos tanto dentro como fora de casa e esperamos manter esse equilíbrio até o final — avaliou o goleiro Thiago Couto.
Dá pra levantar a taça?
Os números do time de Thiago Carpini na Série B são convidativos a fazer o torcedor acreditar até em algo mais do que o acesso. Melhor visitante da competição (com 26 pontos), terceiro colocado no geral, líder do returno ao lado do Atlético-GO (com 23 pontos) e com a quarta melhor defesa, o Ju está a cinco pontos do líder Vitória, e tendo a possibilidade de diminuir a diferença em confronto direto no Barradão. Por tudo isso, o time pode entrar de vez na briga pela taça da Segunda Divisão e ser o único gaúcho bicampeão da competição. Mas para o técnico alviverde, por enquanto isso é apenas um sonho.
— Primeiro, a gente precisa disputar o acesso. Uma coisa de cada vez. Nos colocamos numa condição de brigar pelo acesso, e ainda está muito longe. Faltam oito rodadas. Para falar em título, não quero tirar os pés do chão. Sem entusiasmo. Muita coisa ainda vai acontecer. É um perde e ganha muito grande. Há muitas equipes com chances de brigarem pelo acesso. Acho que ainda é muito precoce para falar em acesso, quem dirá em título. Claro que a gente sonha, mas ainda está muito distante — destacou o treinador.
Algo que pode beneficiar o Ju na disputa do acesso, e até do título, é que a equipe terá apenas mais dois confrontos diretos: Sport e Vitória. O Ceará se distanciou da disputa, ficando a 11 pontos do G-4, seria o terceiro da lista. As outras seis partidas serão contra equipes da segunda página da tabela. Tombense, Londrina, ABC, Ituano e Ponte Preta brigam para não cair para a Série C.
Já o Vitória, por exemplo, terá seis duelos contra equipes que lutam na parte de cima da classificação. Em seguida, com cinco confrontos diretos, estão Atlético-GO, Guarani e Sport. Com o entredevoramento de pontos, o Verdão pode se beneficiar e seguir no topo da tabela de classificação.
E para conquistar uma vaga, o clube alviverde trabalha com uma pontuação final de 63 a 65 pontos. Para o Departamento de Matemática da UFMG, o time que fizer 63 ao final das 38 rodadas tem 54% de chances de subir; 77% se chegar aos 64 e 91% se fizer 65 pontos.
— Sofremos no começo do campeonato, por isso temos que ter humildade. Foi muito difícil chegarmos no G-4 e mais difícil vai ser nos mantermos. Na reta final, o campeonato vai afunilando, as equipes vão se preparando melhor. Uns brigando pra não cair, outros pra subir. Então, cada jogo vai ser uma decisão pra gente — apontou o lateral Alan Ruschel.
Com Thiago Carpini no comando, o Ju teve apenas quatro derrotas em 24 jogos. Nas oito partidas restantes, o time terá que perder cinco para ver as chances de acesso se frustrarem. Ou seja, tudo indica que o final de ano vai ser feliz para a Papada, com a volta à elite do futebol brasileiro.
As oito rodadas finais e a situação de cada equipe:
:: 31ª rodada: Tombense x Juventude; mineiros estão em 18º, com 26 pontos;
:: 32ª rodada: Juventude x Sport; os pernambucanos estão em segundo, com 54;
:: 33ª rodada: Juventude x Londrina; os paranaenses estão em 19º, com 24;
:: 34ª rodada: Vitória x Juventude; os baianos lideram a competição, com 58;
:: 35ª rodada: Juventude x Ituano; o time de São Paulo está em 13º, com 34;
:: 36ª rodada: ABC x Juventude; o time de Natal é o lanterna, com 19;
:: 37ª rodada: Juventude x Ponte Preta; a equipe de Campinas está em 15º, com 33;
:: 38ª rodada: Ceará x Juventude; os cearenses estão em 11º, com 42.