Agora, é matar ou morrer. A ACBF entra em quadra neste sábado (14), às 19h, para enfrentar o Praia Clube, em Uberlândia-MG, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF). Pentacampeã da competição, a equipe laranja vai em busca do título que não conquista desde 2015.
A ACBF encerrou a primeira fase da Liga Nacional na sexta colocação, com 39 pontos. A campanha do time de Carlos Barbosa teve 11 vitórias, seis empates e seis derrotas. Já o Praia foi o 11º, com 34 pontos — 10 vitórias, quatro empates e nove derrotas. No enfrentamento entre as equipes na etapa classificatória, o clube mineiro venceu por 3 a 2, jogando em Uberlândia.
Para a temporada 2023, a grande novidade na equipe laranja foi a contratação do técnico André Bié, multicampeão pelo Corinthians e que chegou com nova metodologia de trabalho e estilo de jogo. Naturalmente, a reformulação técnica levou algum tempo para se consolidar no elenco, o que fez com que a ACBF tivesse certa dificuldade durante a primeira fase da LNF.
— A avaliação é muito boa. Claro que tivemos uns jogos que fugiram um pouco do nosso controle. Eu cheguei numa equipe já formada, e o que eu encontrei aqui foram jogadores muito comprometidos com a ideia e com a instituição. Batemos um bom percentual de aproveitamento no ano. É claro que, agora, tudo passa pelos playoffs. Então, a gente tem que se concentrar, focar e se blindar ao máximo. No mata-mata, você não tem muitas oportunidades de reverter uma situação adversa. Então, temos que fazer dois jogos de excelência — afirmou Bié.
O principal destaque da ACBF na Liga Nacional é o ala Pedro Rei. O camisa 11 é o artilheiro da equipe na competição, com 16 gols em 23 jogos. Apesar da irregularidade no começo do campeonato, o jogador acredita que o time de Carlos Barbosa chega aos playoffs em seu melhor momento.
— O nosso principal objetivo é ser campeão. Claro que, quanto mais eu puder ajudar a equipe com gols e assistências, além de beliscar a artilharia da Liga, é muito bom. Mas o ideal é trazer o título para Carlos Barbosa. Claro que a mudança de comando exige certo tempo até a equipe pegar o modelo de jogo. Por isso, a gente oscilou no início. Mas a gente conseguiu dar uma resposta e chegamos aos playoffs no nosso melhor momento no ano — garantiu Pedro Rei, que ainda projetou os jogos das oitavas de final:
— A gente sabe da força do Praia Clube. Por mais que eles tenham tido um começo irregular como a gente, é uma equipe que evoluiu durante a Liga. Eles têm muitos jogadores experientes e conquistaram a Taça Brasil nesse ano. Então, é uma equipe que vem com muita confiança e moral. Sem dúvida, a gente espera muita dificuldade, principalmente no primeiro jogo. Mas a gente sabe que somos muito fortes dentro de casa e, com o apoio do nosso torcedor, temos tudo para sair com a vaga às quartas de final.
A partida entre Praia Clube x ACBF terá transmissão por imagens da LNF TV, serviço por assinatura oficial da competição. O jogo de volta acontece no próximo sábado (21), às 18h, em Carlos Barbosa. Quem avançar de fase, enfrenta nas quartas de final o vencedor entre Joinville e Foz Cataratas.