Para conquistar a tão sonhada volta à elite do futebol brasileiro, o Juventude terá pelo menos cinco confrontos diretos nas últimas 11 rodadas da Série B 2023. Os chamados "jogos de seis pontos" passam a ser decisivos na caminhada do time do técnico Thiago Carpini. Há dois jogos sem vencer, o Ju caiu para a sétima posição na tabela com 44 pontos, mas está a apenas um da zona de classificação.
Até a 38ª rodada, o clube enfrentará CRB, Criciúma, Sport, Vitória e Ceará. Destes, apenas os alagoanos não estão dentro o G-4. Mas reagiram na competição com quatro vitórias consecutivas, sendo três delas contra adversários diretos na briga pelo acesso: Novorizontino, Vila Nova-GO e Vitória. Diante do líder da competição, os alagoanos venceram de forma implacável na rodada passada. Os baianos saíram de campo derrotados por 6 a 0, no Estádio Rei Pelé.
— Eu imaginei que nessa altura da competição, o campeonato poderia estar um pouco mais definido, mas está tudo em aberto. São nove ou dez equipes brigando por quatro vagas. Até equipes que tinham uma certa gordura caíram de rendimento, ninguém mais está soberano — revelou o técnico Thiago Carpini.
O Juventude fará três, destes cinco duelos contra inimigos diretos, no Alfredo Jaconi. E o primeiro deles será neste sábado (16), às 18h, diante do embalado CRB.
— Será disputado ponto a ponto até a 38ª rodada. A gente lamenta alguns empates em casa, que eu não trato como tropeço, pois somar não é tropeço. Estamos muito próximos de brigar até o final pelo objetivo, que seria coroar o trabalho e terminar o ano com chave de ouro, após um início de temporada ruim. Temos que ser decisivos e um pouco mais efetivos — admitiu o treinador.
Para chegar aos 63 pontos, projeção mínima para que se conquiste a quarta vaga à Série A, faltariam seis vitórias mais um empate ao time de Carpini nos onze confrontos.
E além de adversários da parte de cima da tabela, o Juventude ainda terá confrontos contra equipes que lutam contra o rebaixamento: Avaí (15º), Tombense (18º), Londrina (19º), Ituano (13º), ABC (20º) e Ponte Preta (14º).
A última rodada da Segunda Divisão tem a chance de reservar ainda um embate em que as duas equipes podem estar lutando por uma vaga. O Verdão encara o Ceará, em Fortaleza, pela 38ª rodada. O clube reagiu na competição, após a chegada do técnico Vagner Mancini e venceu os últimos dois jogos.
Os confrontos diretos do Ju
:: 28ª rodada -Juventude x CRB (9º, com 42 pontos)
:: 30ª rodada - Juventude x Criciúma (6º, com 45)
:: 32ª rodada - Juventude x Sport (2º, com 47)
:: 34ª rodada - Vitória x Juventude (1º, com 49)
:: 38ª rodada - Ceará x Juventude (10º, com 41)