A campanha do Juventude na Série B do Campeonato Brasileiro entra na reta final. São 12 partidas restantes para o time do técnico Thiago Carpini buscar somar o maior número de pontos e conseguir o acesso à elite do futebol nacional. O primeiro confronto dessa sequência derradeira será domingo (10), às 15h45min, diante do Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
O adversário alviverde está com 41 pontos, três a menos do que o Juventude. Além disso, o Atlético-GO vem de uma sequência de cinco jogos sem perder na competição. Venceu Tombense, Chapecoense e Londrina, empatou com o Vitória e ganhou do Avaí.
— Sabemos que é um jogo difícil diante do Atlético-GO. Eles estão com uma sequência positiva e a gente tem um retrospecto muito bom jogando fora de casa. É um jogo decisivo, eles estão a três pontos da gente, então estamos trabalhando firme essa semana para poder buscar um resultado positivo lá — comentou o zagueiro Danilo Boza.
O principal dilema do Juventude nesta Série B são os números diferentes da campanha como mandante e como visitante. Fora de casa, o Ju tem 23 pontos dos 44 alcançados na competição. Nos últimos três jogos, três vitórias diante do Botafogo-SP, Guarani e Mirassol. Ao todo são seis jogos de invencibilidade como visitante. Já em casa, os números apresentam três partidas sem ganhar.
— Não importa se ganha fora ou se ganha dentro de casa. Acho que o importante é somar. Então, se a gente ganhar todos os jogos fora de casa, vamos subir. Da mesma forma, se ganhar todos os jogos como mandante. Então, acho que isso para gente também é importante diante do nosso torcedor, jogar conforme a gente vem jogando. Então, o importante nesse campeonato de pontos corridos é sempre estar somados. Até por isso, acho que não sejam tropeços. Um empate em casa também valorizado — avaliou Boza.
Quem olha o Juventude de Thiago Carpini e não acompanha o dia a dia, nem imagina como o time conseguiu se recuperar na Série B. Foram três derrotas seguidas na competição e apenas uma vitória nas seis primeiras rodadas. A partir da chegada do novo treinador, tudo mudou e o Verdão está próximo do G-4.
Após 26 jogos disputados, o Ju ingressou no G-4 na 25ª rodada. No entanto, na partida seguinte, não ganhou em casa da Chapecoense e caiu para a quinta posição. Estar no grupo dos quatro primeiros times na classificação é o objetivo final e, assim, confirmar o retorno à elite do futebol nacional.
— Sempre importante estarmos próximos do nosso objetivo. Acho que sempre é importante estar somando pontos, como é um campeonato em pontos corridos. Isso é o mais importante para o decorrer do campeonato — finalizou.