Após o empate sem gols com o Ceilândia, o vestiário do Caxias foi de explicações pela má atuação no jogo de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O diretor-executivo Newton Drummond admitiu que o desempenho grená não foi dos melhores, mas valorizou a postura do adversário, numa estratégia realizada em toda a competição nacional:
— Nós enfrentamos uma equipe que tem uma forma de jogar muito clara. Uma equipe bem fechada e que joga no contra-ataque. Essa equipe perdeu apenas uma partida no campeonato. Nós sabíamos que seria um jogo muito difícil. Nós não conseguimos criar situações para ter a vantagem. Não tivemos um bom desempenho. Não conseguirmos desenvolver o que foi treinado. Foi um adversário que marcou muito e sabíamos isso.
Depois do jogo, na saída de campo, nenhum jogador do Caxias quis falar aos repórteres posicionados. O time saiu cabisbaixo e ouvindo críticas do torcedor. Para o executivo grená, o vestiário sentiu a má atuação, mas tem condições de reverter na próxima partida, sábado (19), às 15h30min, em Ceilândia:
—Os jogadores saíram chateados por não ter conseguido um bom desempenho para ganhar do adversário. O Caxias tentou, mas o adversário marcou muito. O adversário impediu que o Caxias pudesse articular algo. Isso deixou os jogadores chateados. Não conseguimos a vantagem em casa, muito pelo comportamento do adversário e da nossa dificuldade de suplantar o Ceilândia. Temos total possibilidade de conseguir o resultado para classificar.
Agora, o Caxias enfrentará o calor do Distrito Federal, um campo em condições inferiores ao do Centenário e um adversário forte. Newton Drummond garantiu que o time grená vai encontrar alternativas para superar o Ceilândia fora de casa:
—Qualquer adversário é sempre um desafio. Há diferença da forma de jogar da Inter de Limeira e do Ceilândia, mas o time deles têm jogado dessa forma todo o campeonato. O Ceilândia tem esse comportamento. É uma característica de marcar e sair no contra-ataque. Foi assim que venceu o Vitória-ES. Nós temos que achar alternativas e tenho certeza que o Gerson vai encontrar.
Caxias e Ceilândia voltam a se enfrentar no próximo sábado (19), às 15h30min, no estádio Abadião, em Ceilândia, no Distrito Federal. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. O vencedor no tempo normal garante vaga nas quartas de final da Série D, que é a fase que define quem sobe para a Terceira Divisão nacional.