Quando Erick foi contratado pelo Vasco, na temporada passada, o jogador que tinha se destacado no Ypiranga ganhava a maior oportunidade da carreira. Mesmo tendo sido revelado pelo Grêmio, no Tricolor o centroavante não teve oportunidades no elenco principal. Artilheiro do Gauchão 2022, o atleta despertou o interesse dos cariocas na disputa da Série B. No entanto, no clube da Colina foram apenas 14 jogos e apenas um gol.
— Futebol é muito dinâmico, né? No Vasco acabei tendo algumas lesões que me atrapalharam um pouco e espero que esse ano aqui no Juventude seja um pouco diferente. Venho num momento bom na minha carreira e de constância, jogando bastante. Espero que eu possa continuar nessa nessa evolução e constância para que eu possa ajudar o Juventude a conquistar o objetivo — destacou o camisa 9.
Última contratação do clube para Segunda Divisão, Erick recebeu a missão de substituir o artilheiro Rodrigo Rodrigues, negociado com o futebol da Tunísia. Na primeira oportunidade, o atleta entrou no segundo tempo da partida diante do Vila Nova-GO, quando o time já perdia por 2 a 0. Mas no jogo seguinte, em Campinas, quase que por obra do destino Erick foi o escolhido para substituir outro centroavante alviverde. Fábio Gomes sentiu um desconforto muscular durante o aquecimento e deu lugar para o ex-jogador do Ypiranga. Erick marcou o gol da vitória alviverde sobre o Guarani.
— Ninguém deseja passar por aquilo que vivi no ano passado no Vasco e infelizmente aconteceu comigo também a mesma situação do Fábio. O Thiago Carpini passou toda a confiança possível daquilo que a gente vem trabalhando na semana e eu disse que estava pronto. Ainda tem coisas para a gente ajustar, um pouco de entrosamento para pegar com com os companheiros. Creio que a gente está no caminho certo e temos tudo para para fazer um excelente campeonato — afirmou o centroavante, que ainda elogiou os trabalhos do treinador alviverde:
— O professor pede para a gente ser bastante intenso na questão da marcação. Claro que tem tem detalhes que que ele pede que entendi só dentro de campo. Conversamos bastante, mas essa semanas foi muito produtiva para mim e estou aprendendo bastante todos os dias. É um treinador que conhece bastante sobre tática, sobre sob gestão do grupo também, isso é muito importante. Então acho que tem muito a aprender e a contribuir também para a equipe.
Mesmo não atuando em tantas partidas como gostaria, Erick fez parte do elenco vascaíno que conquistou o acesso à Série A em 2022. E o jogador acredita que o principal segredo para o Juventude também conquistar a vaga à Primeira Divisão é a consistência da equipe.
— Temos que mostrar consistência na competição, conseguindo pontuar e não deixar escapar pontos como, infelizmente, aconteceu contra o Vila Nova-GO. Acho que assim nos aproximamos do nosso objetivo final. Claro que ainda faltam 15 rodadas, mas quanto mais a gente pontuar e buscar a constância durante a competição, vai facilitar bastante para o acesso — finalizou.