Depois de 22 rodadas, finalmente o Juventude pode ingressar no G-4 da Série B. O problema é que o Vila Nova-GO, adversário desta segunda-feira (7), às 18h, no Alfredo Jaconi, também pode voltar ao grupo de acesso em caso de vitória.
Com 36 pontos, o Verdão está a seis de distância do Criciúma, o quarto colocado e que já atuou na rodada. O Tigre perdeu o clássico para o Avaí e abriu a brecha para que o time alviverde o ultrapasse na rodada. Com 35, os goianos também podem retornar ao G-4, ultrapassando o Criciúma no saldo de gols.
Depois de um início ruim, com cinco derrotas em seis jogos, o Ju mudou a cara do time na competição nacional com achegada de Thiago Carpini. O treinador tem 73% de aproveitamento no comando do clube. Mas, publicamente, o comandante ainda não quis falar em acesso antes do time atingir os 45 pontos. No entanto, internamente, com os atletas, o discurso sempre foi outro.
— Sempre olhamos pra parte de cima da tabela. Pelo início ruim, tínhamos que ter uma campanha de recuperação. Acredito que conseguimos e agora é buscar os pontos perdidos, com adversário diretos pela briga. Feliz pela marca que atingimos e espero que continuemos assim — destacou o zagueiro Zé Marcos.
A efetivação de Zé Marcos ao lado de Danilo Boza também tem sido um diferencial nos números da equipe na competição. Há quatro jogos sem sofrer gols, a dupla demonstra consistência após um período em que o técnico Thiago Carpini revezava Zé com Romércio na defesa.
— Acredito que sim. Com os bons resultados, a equipe vai se entrosando e vai ganhando confiança. É todo um sistema que funciona junto. Mas a partir do momento em que você passa a jogar com uma pessoa só, as coisas tendem a caminhar mais rápidas. Todo jogador que tem uma sequência de jogos, como venho tendo, a tendência é ir melhorando a cada jogo — revelou o defensor.
O Juventude tem um bom aproveitamento diante dos cinco primeiros colocados na tabela. O Verdão venceu Vitória (2º), Novorizontino (3º), Criciúma (4º), Guarani (5º) e só perdeu para o líder Sport. Diante do Vila Nova-GO, o oitavo colocado, o Verdão terá mais uma chance de manter o bom rendimento contra adversários diretos na briga pelo acesso.
— Independente se a fase boa hoje é nossa e não deles, vai ser um confronto direto. É uma das equipes que ainda vai estar na briga. Se não tivéssemos perdidos tantos pontos no início, nossa situação seria outra hoje — finalizou o zagueiro.
Sem David, machucado, e Jadson e Ruan, suspensos, a provável formação alviverde deverá ter: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer (Kadi), Matheus Vargas, Vini Paulista e Nenê; Erick (Victor ou Tite) e Fábio Gomes.