A negociação de Rodrigo Rodrigues ao futebol da Tunísia vai trazer um reforço importante ao caixa do Juventude. Por outro lado, deixa uma lacuna aberta para a camisa 9 alviverde no restante da Série B do Brasileiro.
A janela de transferências se encerra nesta quarta-feira (2) apenas para que clubes brasileiros contratem. Ainda é possível vender jogadores depois desta data. Porém, a inscrição de atletas, depois disso, só poderá ser feita até o dia 25 de agosto e com atletas que não tenham vínculo com outras instituições.
Diante disso, o Juventude tem como ficha 1 o atacante Erick Farias, 26 anos, que está no Ypiranga. Na atual temporada, o jogador marcou 15 gols em 25 jogos. Após ser artilheiro do Gauchão em 2022, chegou a ser negociado com o Vasco. A situação pode ser facilitada pelo fato de o time de Erechim estar fora da zona de classificação na Série C.
O clube também sondou o centroavante Bruno Mezenga, do Santos. O atleta de 34 anos foi destaque do Água Santa, de Thiago Carpini, no Paulistão 2023. Na campanha do vice-campeonato, Mezenga marcou sete gols em 14 jogos. Contratado pelo Santos, o jogador marcou apenas um gol em 10 partidas e não tem tido muito espaço no clube da Vila Belmiro, Mesmo assim, Bruno teria agradecido o convite do Ju, mas, momentaneamente, o desejo do centroavante é de recuperar o terreno perdido no Santos.
Livre no mercado após rescindir com o Cruzeiro, o centroavante Henrique Dourado é uma alternativa para o ataque. Aos 33anos, o Ceifador, como é conhecido, anotou apenas um gol nesta temporada na Raposa e se desligou do clube nessa semana. No entanto, o atleta teria que se adequar à realidade financeira do clube. O jogador ainda não foi procurado pelo Ju.
Dentre as soluções caseiras estão três atletas. O primeiro deles é Fábio Gomes. Contratado junto ao Atlético-MG para ser a sombra de Rodrigo Rodrigues, o atleta pode enfim ter mais espaço entre os titulares. Nas oportunidades em que esteve em campo, Fábio não balançou as redes e não teve um bom desempenho atuando, inclusive, junto com Rodrigo, no modelo proposto por Carpini.
Daniel Cruz também foi testado pelo comandante alviverde como falso 9. O atleta pode ser utilizado no setor, caso o clube decida não contratar uma reposição. Da base surgem duas promessas: Vitor Gonçalves, 20 anos, artilheiro da equipe no estadual sub-20, e Caíque, 18, reserva imediato de Vitor e destaque do clube na última Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Os dirigentes só vão se manifestar oficialmente sobre a venda de Rodrigo Rodrigues e a provável reposição após a partida diante do Novorizontino que pode valer ao Ju, em caso de vitória, uma aproximação ainda maior ao G-4 da Série B.