Assim como o Ceilândia-DF, adversário do Caxias nas oitavas de final da Série D, a Portuguesa-RJ ainda não perdeu em casa pela competição nacional. O Grená pode conquistar o acesso à Série C sem vencer no tempo normal. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis. Uma vitória nas cobranças da marca da cal garantiria o time da Serra na terceira divisão do futebol brasileiro.
Em casa a Portuguesa tem bons números. O time tem oito vitórias e apenas um empate. O que mais chama atenção é o número de gols marcados no Estádio Luso-Brasileiro, que possui capacidade para mais de 4.300 torcedores.
Em nove jogos, o time carioca marcou 28 gols, uma média de 3,1 gols por jogo. O único empate da equipe foi ainda na frase de grupos, quando ficou no 2 a 2 com o Nova Iguaçu. Por outro lado, o time sofreu 10 gols em seis partidas atuando em seus domínios.
A Zebra já aplicou quatro goleadas na Ilha do Governador. O time fez três gols de diferença no Real Noroeste-ES, Santo André-SP, Democrata-MG e Operário-MT. A equipe tem como grande destaque o centroavante Marcelo Toscano. Autor do gol da lusa diante do Caxias, no último domingo, o atacante tem 13 gols e divide a artilharia da Série D do Brasileiro.
JOGOS DA PORTUGUESA EM CASA
Portuguesa 3x1 Patrocinense
Portuguesa 4x0 Operário-MT
Portuguesa 1x0 Athletic-MG
Portuguesa 2x2 Nova Iguaçu
Portuguesa 4x1 Democrata-MG
Portuguesa 3x2 Vitória
Portuguesa 3x0 Santo André
Portuguesa 3x2 Resende
Portuguesa 5x2 Real Noroeste