A Portuguesa do Rio de Janeiro está no caminho do Caxias nas quartas de final da Série D do Brasileiro. São 180 minutos que separam o torcedor Grená do grande objetivo dos últimos anos, o acesso à Série C. O time carioca é conhecido como Zebra. O apelido veio após vencer o Vasco na década de 1960. O clube se orgulha também de ter vencido o Real Madrid na sua história. Em 1969, um amistoso foi realizado contra o time Merengue no Estádio Santiago Bernabéu. A Zebra venceu por 2 a 1.
Em 2024, o clube da ilha do governador completará 100 anos. Jogando em casa, no Estádio Luso-Brasileiro, com capacidade para 5 mil torcedores, a equipe está invicta. Em nove jogos foram oito vitórias e um empate até o momento. Na primeira fase da Série D, o clube terminou em segundo no Grupo A6 com 29 pontos, com oito vitórias, cinco empates e uma derrota. Os únicos dois resultados negativos na competição foram para o Democrata por 1 a 0, na fase de grupos, e Operário-MT, no primeiro mata-mata, pelo mesmo placar.
Após uma boa campanha da primeira parte da competição, o time eliminou na segunda fase da Série D o Operário de Várzea Grande-MT. No jogo de ida, derrota por 1 a 0 fora de casa. No Rio de Janeiro, uma goleada de 4 a 0 garantiu o time nas oitavas.
Para enfrentar o Caxias, a Zebra precisou despachar o Patrocinense. No primeiro compromisso um 0 a 0 em Minas Gerais. No duelo decisivo, frente ao seu torcedor, o time venceu por 3 a 1, no Luso-Brasileiro, no último domingo.
GOLEADOR, ELENCO E EX-CAXIAS
O grande protagonista da Portuguesa é o centroavante Marcelo Toscano, 38 anos. Diante do Patrocinense, o atacante marcou três gols e igualou Eron na artilharia da Série D do Brasileiro. Desta forma, as quartas de final colocaram frente a frente os dois goleadores da competição. O jogador viveu uma boa fase com a camisa do América-MG. Em 2015, ele formou dupla de ataque com Richarlison, atacante da Seleção Brasileira.
O elenco ainda conta com o meia Lucas Santos, revelado pelo Vasco e com passagem pelo Brasil de Pelotas em 2021. O lateral-esquerdo é Pedro Botelho, com passagens por Atlético-MG e Athletico-PR. O jogador enfrentou o Caxias na temporada passada quando defendeu o Real Noroeste-ES.
Um nome do grupo comandado pelo técnico Caio Couto é bem conhecido do torcedor Grená. Trata-se do zagueiro Thiago Sales que tem nove partidas pela Portuguesa. Nos últimos compromissos, o atleta ficou no banco de reservas. O defensor de 36 anos teve cinco temporadas no Estádio Centenário. Na história, ele conta 114 jogos com a camisa do clube e acompanhou de perto da saga do Caxias em busca do acesso.
O treinador da Portuguesa não tem a mesma experiência que o técnico do Caxias. Com 47 anos, Caio Couto possui passagens por equipes da base e no futebol feminino. Natural do Rio de Janeiro, o treinador foi campeão feminino, em 2017, com o Santos. Antes da Série D, Couto foi 6º lugar no Campeonato Carioca pelo Audax-RJ.
TIME-BASE
Dida; Watson, Mauricio, Pedro Botelho e Yuri; Wellington Cezar, João Paulo; Dodô, Anderson Rosa e Luã; Marcelo Toscano.
NÚMEROS
4ª na classificação Geral
18 jogos
10 vitórias
seis empates
duas derrotas
32 gols marcados
18 gols sofridos