Gerson Gusmão tem nove jogos sob o comando técnico do Caxias. Ele completa nesta sexta-feira (25) dois meses da sua estreia no Estádio Centenário, quando venceu o Novo Hamburgo por 2 a 0. O treinador assumiu a equipe na turbulência após a derrota em casa para o Hercílio Luz, na reta final da primeira fase. O comandante tem quatro vitórias, três empates e duas derrotas na casamata grená.
Sob o seu comando, o Caxias chegou pela quinta vez nos jogos do acesso à Série C, sendo a terceira seguida. O torcedor não aguenta mais ver a equipe bater na trave para subir. Serão dois jogos contra a Portuguesa-RJ. O primeiro é no próximo domingo (27), às 17h30min, no Estádio Centenário. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, Gusmão projetou um adversário bem diferente do Ceilândia-DF.
— Esses jogos decisivos, em que você tem que minimizar os erros, tudo é válido. O jogo contra o Ceilândia não podia fugir daquilo ali. Era um risco muito grande o Caxias se atirar para cima do adversário, que era isso que eles queriam. Não foi um jogo bonito de se ver, mas precisávamos fazer para voltar com a classificação. Agora é uma partida completamente diferente, contra um adversário com mais recurso, mais qualidade, mas ao mesmo tempo nos dá mais espaço — declarou Gerson Gusmão.
Para o treinador, a Portuguesa se assemelha mais ao estilo de jogo da Inter de Limeira-SP. O time carioca eliminou o Patrocinense-MG no último domingo, com uma vitória por 3 a 1, no Estádio Luso-Brasileiro. Alguns nomes da Zebra são conhecidos de Gusmão, como o goleador Marcelo Toscano, com 12 gols na Série D.
— Assisti o jogo deles contra a Patrocinense. É um adversário que tem suas qualidades e temos que estar no nosso melhor momento para fazer um jogo bom e conquistar o acesso. A Portuguesa é mais próxima da Inter que o Ceilândia, mas tem algumas particularidades. Será um jogo onde as duas equipes vão buscar o resultado. Ninguém vai esperar ninguém não. Já enfrentei muitos jogadores de lá: Dida, Toscano, João Paulo, Rosa e Luã Lúcio. O Dodô está em uma fase muito boa — revelou Gusmão.