Agora, não há mais espaço para o erro. Um novo desempenho ruim pode custar a temporada 2023 e interromper o sonho do acesso à Série C. Por isso, o Caxias admite que a equipe pode apresentar um futebol melhor em relação ao jogo de ida das oitavas de final da Série D. No sábado (19), às 15h30min, o time grená encara o Ceilândia, no estádio Abadião. Vale vaga no mata-mata decisivo para alcançar uma das quatro vagas na Terceira Divisão nacional.
E para chegar ao objetivo, o Caxias tem um jogador que conhece muito bem o adversário. Peninha nasceu no Distrito Federal e defendeu o Ceilândia em 2022. O atual camisa 10 grená começou a carreira no futebol candango, com passagens também pelo Brasiliense e pelo Real Brasília. No Gato Preto, foram 14 jogos e um gol.
— Ficou o sentimento de que a gente poderia ter feito mais. A gente pode render mais. Já mostramos isso. Mas também não é novidade, porque eu já passei lá. O Ceilândia é um time organizado. O Gerson vai passar as movimentações diferentes para agredir eles e ter mais chances de gol. Eles jogam fechadinhos e não correm risco — admitiu o meia grená.
Por ter jogado no Ceilândia, Peninha já trabalhou com o técnico Adelson de Almeida. Por isso, conhece bem o estilo de jogo do treinador e do adversário. Como mandante, o Gato Preto está invicto na Série D. Foram cinco vitórias e três empates, com 18 gols marcados e apenas dois sofridos. Dos oito jogos, o time só foi vazado em duas partidas, diante do Anápolis e do Brasiliense, e foram dois empates.
No entanto, a característica e a estratégia como mandante não mudam muito em relação à postura que o time teve no Estádio Centenário na primeira partida das oitavas de final.
— O time deles não dá muito contra-ataque. É um time bem postado, característica do treinador (Adelson de Almeida). Ele gosta muito da organização defensiva — comentou Peninha, que completou:
— Pelo que eu conheço, não muito (mudar o estilo de jogo). O estilo deles é esse mesmo. É uma equipe mais resguardada e organizada. Nada contra, mas eles não se expõe muito e nem dão contra-ataque. Vai ser um jogo parecido. O campo é menor um pouco, a bola mais viva. Aqui dá pra jogar mais, lá vai ser mais difícil.
Peninha tem 26 jogos nesta temporada com a camisa do Caxias e três gols marcados. Na Série D, foram 15 partidas e um gol marcado diante da Inter de Limeira, na partida de ida da segunda fase.