O Juventude do técnico Thiago Carpini não consegue repetir o bom rendimento da Série B 2023 contra equipes do Z-4. Diante do lanterna ABC, na manhã deste sábado (15) pela 17ª rodada, Fábio Lima abriu o placar para o time de Natal no primeiro tempo e o Ju só alcançou o empate na reta final da partida em pênalti sofrido por Ruan e convertido por Nenê. Final no Alfredo Jaconi: 1 a 1 e novo tropeço na competição.
Com 26 pontos, o Ju perdeu a oportunidade de se aproximar do G-4. A equipe alviverde volta a campo na terça-feira (18), diante da Ponte Preta, em Campinas.
Mais atacantes, menos finalizações
Pela escalação inicial, a promessa da formação alviverde era de um time ofensivo. O técnico Thiago Carpini mais uma vez surpreendeu e mandou a campo dois centroavantes. O atacante Victor Andrade também foi escalado numa equipe com quatro homens de frente, com Nenê na armação e Jadson sendo o homem de abertura do meio.
E dentro de campo, o Ju foi pra cima e quase abriu o placar logo aos três minutos. Vini Paulista roubou a bola na linha de fundo e cruzou na medida para Nenê. O goleiro saiu mal, mas o meia cabeceou pra fora.
Mas a partir daí,a promessa de um time mais agressivo não saiu do papel. Mesmo com mais posse de bola, o Verdão encontrou dificuldades para sair da marcação e catimba do ABC. Victor Andrade e Fábio Gomes revezavam pelas extremas do gramado. Nenê sempre tinha a sombra de dois jogadores a sua volta.
E o castigo veio aos 31 minutos. Em contra-ataque, o ABC saiu de pé em pé da sua defesa e a bola chegou em Wallace; o volante descolou um belo passe em profundidade, entre a zaga, e achou Fábio Lima livre. Thiago Couto ficou indeciso e quando saiu já era tarde demais: Fábio chutou na saída do goleiro e abriu o placar: 1 a 0.
O gol desestabilizou o Juventude que viu o time de Natal chegar em uma jogada idêntica ao gol, mas desta vez Thiago Couto salvou cara a cara o chute de Junior Todinho. Na sequência foi a vez de Matheus Anjos invadir a área pela esquerda e bater forte. O goleiro alviverde espalmou pra linha de fundo.
E o Juventude saiu de campo para o intervalo vendo o adversário crescer e dominar as ações no meio-campo. Algumas vaias da torcida traduziram o que foram as dificuldades da equipe durantes os primeiros 45 minutos.
Garoto e "vovô" evitam derrota
O Ju voltou para a etapa final sem alterações. No primeiro lance de perigo, aos cinco minutos, a equipe alviverde pediu a marcação de um pênalti em um possível toque de Genílson com o braço na bola, mas o árbitro Maguielson Lima Barbosa mandou o jogo seguir.
No lance seguinte, Fábio Gomes cruzou e Rodrigo Rodrigues subiu mais que todo mundo. A bola passou perto da trave direita.
Com as dificuldades em armar jogadas e com apenas uma finalização na direção do gol no jogo até então, o técnico Thiago Carpini promoveu três mudanças de uma vez só. Aos 17 foram a campo Kelvyn, Ruan e o estreante Geuvânio, que não atuava em jogos oficiais desde outubro do ano passado, quando ainda estava no Náutico.
E na primeira boa oportunidade, o garoto Ruan cavou uma falta na ponta esquerda. Nenê cobrou na área, mas Romércio cabeceou pra fora.
E o jovem mostrou que reforço é quem contribui dentro de campo, não apenas no nome. Ruan invadiu a área e foi derrubado por Richardson: Pênalti pro Ju. Na batida, Nenê deslocou o goleiro Simão, cobrou com perfeição no canto esquerdo e deixou tudo igual aos 29 minutos: 1 a 1.
Aos 38, Danilo Boza errou o bote e Paulo Sérgio invadiu a área. O zagueiro buscou a recuperação e salvou o gol. No contra-ataque, Rodrigo Rodrigues achou Geuvânio livre na ponta direita, mas com o pé que não é o preferencial, o atacante desperdiçou a chance. Em cobrança de escanteio, Nenê colocou a bola na cabeça de Romércio. E mais um gol perdido pela equipe.
Aos 46 Richardson cometeu falta em Vini Paulista na entrada da área e foi expulso. Na cobrança, a bola de Nenê beijou o travessão. Final no Jaconi, sob vaias, o Ju tropeça mais uma vez.
Ficha técnica
Juventude 1x1 ABC
Estádio Alfredo Jaconi
17ª rodada - Série B
JUVENTUDE
Thiago Couto;Dani Bolt (Luiz Gustavo, 43/2º), Danilo Boza, Romércio e Alan Ruschel (Kelvin, 17/2º) ; Jadson, Vini Paulista, Victor Andrade (Ruan, 17/2º) e Nenê; Fábio Gomes (Geuvânio, 17/2º)e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini
ABC
Simão; Gedeílson; Afonso (Richardson, 19/1º), Genílson e Romário; Jean Patrick, Wallace (Jean Martim, 29/2º), Fábio Lima (Evandro, 18/2º) e Thonny Anderson (Wallyson, 18/2º); Matheus Anjos e Júnior Todinho (Paulo Sérgio, 18/2º). Técnico: Alan Aal
Arbitragem:Maguielson Lima Barbosa, auxiliado por Lehi Sousa Silva e José Reinaldo Nascimento Júnior. O trio é do Distrito Federal. O quarto árbitro é Francisco Soares Dias-RS. No VAR: Vinicius Furlan-SP.
Gols: Fábio Lima (A), aos 31 minutos, no primeiro tempo. Nenê (J), aos 29, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Wallace, Simão, Gedeílson (A). Romércio, Ruan (J)
Cartões vermelho: Richardson (A), aos 46 minutos, no segundo tempo. Arbitragem:Maguielson Lima Barbosa, auxiliado por Lehi Sousa Silva e José Reinaldo Nascimento Júnior. O trio é do Distrito Federal. O quarto árbitro é Francisco Soares Dias-RS. No VAR: Vinicius Furlan-SP.
Público: 3.194
Renda: R$ 18.497,50