A rivalidade gaúcha esteve em campo na tarde deste domingo (2) no Estádio Bento Freitas. O Caxias enfrentou o Brasil de Pelotas em jogo marcado por muitos cartões. Foram mais de 15 amarelos e três vermelhos. O Caxias teve Adriel e Fernando expulsos, um em cada tempo. Já no Brasil, Mário Henrique também foi mais cedo para o vestiário.
O grená não conseguiu a segunda vitória seguida na era Gerson Gusmão. O time foi derrotado por 2 a 1 para o Xavante, na 11ª rodada da Série D do Brasileiro. Mário Henrique e Da Silva balançaram as redes para o time pelotense. Eron fez o gol grená, o 12º dele com a camisa do Caxias na temporada.
Os resultados paralelos ajudaram o Caxias na tabela do Grupo A-8. O time segue na vice-liderança com 17 pontos. Na próxima rodada da Série D, o grená enfrenta o Aimoré. O jogo está marcado para sábado, dia 8, às 15h, no Estádio Centenário.
1ª TEMPO ACIRRADO
O confronto gaúcho começou em alta intensidade, com as duas equipes procurando o gol. Tanto Brasil quanto o Caxias apostaram nas transições rápidas. Contudo, até os 10 minutos, nenhuma conclusão para ambos os goleiros. O time da casa buscava as jogadas pelos corredores. Aos 14min, Márcio Jonatan tentou uma cabeçada, na marca do pênalti, mas a bola foi para fora. No lance seguinte, o Brasil foi certeiro. Em uma troca de passes em velocidade, o lateral-esquerdo Mário Henrique arriscou da meia-lua. O chute cruzado foi no canto esquerdo de André Lucas. O Xavante saiu na frente aos 15 minutos.
O Caxias enfrentou dificuldades para sair do jogo de transição do técnico Rogério Zimmermann. Após sofrer o gol, o grená procurou atacar, mas pouco conseguiu entrar na área. A marcação forte do time pelotense foi um empecilho aos comandados de Gerson Gusmão. Aos 30, Marcelinho tentou um chute de fora da área, mas fraco no meio do gol.
Após uma falta de Elyeser, uma confusão se formou no gramado aos 32 minutos. O zagueiro Dirceu deu um tapinha no rosto de Márcio Jonatan. Os atletas do Brasil se revoltaram cobrando a expulsão do capitão grená. O jogo ficou paralisado por mais de sete minutos devido ao empurra-empurra entre os atletas. O quarteto de arbitragem se reuniu e decidiu expulsar o lateral-esquerdo do Caxias Adriel e do Brasil Mário Henrique.
Aos 41, a bola voltou a rolar na cobrança de falta para o rubro-negro. Na meia-lua, Da Silva chutou forte e rasteiro. A bola desviou na barreira e forçou o goleiro André Lucas a operar uma grande defesa, de puro reflexo. No ataque seguinte, Marcelinho chutou de fora da área, perto da trave de Pitol. Com 14 minutos de acréscimos, o Caxias igualou o placar logo nos primeiros 60 segundos do tempo de compensação com o seu artilheiro. Aos 46, Marcelo cobrou escanteio e Eron apareceu, na primeira trave, para desviar e empatar o jogo, 1 a 1.
O rubro-negro quase voltou a ficar à frente do placar com lateral Tony. Aos 51, ele apareceu livre pela direita e, dentro da área, chutou cruzado para linha de fundo. Nos minutos finais, o Caxias se segurou. Com adversário tentando se impor, o árbitro encerrou o primeiro tempo aos 60 minutos de jogo.
ETAPA FINAL
Na volta do intervalo, o técnico Gusmão promoveu duas trocas no Caxias. Ele sacou Dirceu e Elyeser e colocou Lucão e Ricardo Lima, respectivamente. O primeiro ataque da etapa final foi do grená. Aos 4 minutos, Joãozinho recebeu no bico da grande área, pelo lado esquerdo, cortou para dentro e chutou forte. O goleiro Pitol fez a ponte para espalmar.
Os problemas do técnico Gerson Gusmão aumentaram aos 7 minutos. O zagueiro Fernando cometeu uma falta em Márcio Jonatan. Com um carrinho, quase cometeu um pênalti, mas o lance foi fora da área. O árbitro apresentou segundo amarelo e o vermelho, o terceiro do jogo. Na cobrança, Da Silva soltou a bomba, sem chances para André. Brasil 2 a 1 no Caxias, aos 9 minutos.
Mesmo com o placar favorável, o Brasil seguia atacando. Wellington quase ampliou aos 15. Dentro da área, na linha de fundo, ele arriscou mesmo sem ângulo para surpreender o goleiro grená. Atento, André Lucas espalmou a bola. O Caxias voltou a levar perigo aos 19 minutos. Em um escanteio pela direita, Soares mandou direto para o gol. O gol olímpico foi evitado pelo goleiro do Brasil, Marcelo Pitol.
Aos 29, Moacir buscou a sorte de longe. Em desvantagem numérica em campo, o volante finalizou da intermediária, mas não conseguiu surpreender Pitol, que fez a firme defesa. No ataque seguinte, em velocidade, Wellington entrou na cara do goleiro André. A conclusão rasteira ficou nas mãos do camisa 1 do Centenário.
Com muitos espaços em campo, o Caxias até tentou atacar, mas além de faltar peças, o time esbarrava na marcação do adversário, forte característica de Zimmermann. Aos 49, no tradicional abafa, Marcelo recebeu um cruzamento dentro da área, mas não conseguiu pegar em cheio para finalizar. Sem forças para empatar, o técnico Gerson Gusmão conheceu a primeira derrota no comando do Caxias. Ao final do jogo, um princípio de confusão entre as torcidas do Caxias e do Brasil precisou da rápida intervenção do Pelotão de Choque da Brigada Militar.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão Série D - 11ª rodada
Brasil de Pelotas 2x1 Caxias
Estádio Bento Freitas - Pelotas
BRASIL-PEL
Pitol; Tony, João Marcus, Dumas e Mário Henrique; Chicão, Amaral ( Rafael Souza, 38/2º) e Patrick (Laílson, 44/1º); Márcio Jonatan, Branquinho (Wellington, Intervalo) e Rafael Costa (Da Silva, 20/1º). Técnico: Rogério Zimmermann
CAXIAS
André Lucas; Marcelo, Dirceu (Lucão, Intervalo), Fernando e Adriel; Pedro Cuiabá (Moacir, 23/2º), Elyeser (Ricardo Lima, Intervalo) e Galvan (Peninha, 32/2º); Marcelinho, Joãozinho (Soares, 11/2º) e Eron. Técnico: Gerson Gusmão
Gols: Mário Henrique abriu o placar para o Brasil de Pelotas aos 15 minutos do primeiro tempo; o empate Grená veio com Eron aos 46 minutos; O Brasil voltou a ficar na frente aos 9 minutos do segundo tempo com Da Silva.
Cartões Amarelos: Joãozinho (C), Dirceu (C), Elyeser (C), Pitol (B), Chicão (B), Márcio Jonatan (B), Rogério Zimmermann (B), Da Silva (B), Pedro Cuiabá (C), Tony (B), Galvan (C)
Cartões Vermelhos: Adriel (C) e Mário Henrique (B), Fernando (C)
Arbitragem: José Wellington Bandeira (ES) será auxiliado por Gustavo Marin Schier e Fagner Bueno Cortes. A quarta árbitra será Andressa Hartmann.