O técnico Thiago Carpini elevou o Juventude a um novo patamar dentro do Campeonato Brasileiro da Série B. Com seis vitórias em oito jogos, o Verdão já vê o G-4 mais próximo na tabela. A distância para o Sport, o quarto colocado, é de sete pontos, e o próximo desafio será contra outra equipe que está na zona de acesso. Neste domingo, às 15h30min, o Juventude recebe o Vitória, no Alfredo Jaconi.
Para pavimentar um novo caminho dentro da competição, o treinador precisou recuperar a condição de alguns atletas. Dois exemplos da nova fase alviverde ganharam a oportunidade como titulares diante do Londrina no meio de semana. E Vini Paulista e Daniel Cruz não só deram conta do recado, como marcaram os gols da vitória alviverde, por 2 a 1. O time vinha de dois fracassos diante de Tombense e Sport.
— A gente precisava dar essa resposta depois de dois resultados negativos. Conseguimos a vitória depois de um primeiro tempo não tão bom, mas voltamos melhor e revertemos o placar — destacou Vini Paulista.
Vini não teve vida fácil em Caxias do Sul nesta temporada. Às vésperas do início do Gauchão, durante um treinamento, o atleta foi atingido no rosto pelo goleiro Thiago Couto e teve constatada uma fissura no maxilar, que o afastou das atividades por um mês. Ao voltar, o jogador não agradou a comissão técnica de Celso Roth e perdeu espaço com a chegada de reforços.
Ao ver a situação do atacante, clubes como Santo André, Inter de Limeira e Brasil-Pel sondaram o jogador para fazer parte de seus elencos. No entanto, Vini preferiu seguir no Alfredo Jaconi e passou a treinar com a equipe de transição. De volta ao grupo principal, ainda com o técnico Pintado, Vini não teve muitas chances. Em Londrina, o atleta pisou em campo pela sétima vez com a camisa alviverde e marcou seu primeiro gol pelo clube.
— O mais importante é que nunca deixei de trabalhar. Independente da situação que estava. O Carpini é um cara sensacional, vem me dando bastante confiança. Tenho que agradecer muito a ele pela oportunidade. E hoje estou muito feliz — revelou Vini.
Na partida no Paraná, com poucas opções no meio-campo, sem Jadson, Mandaca e Emerson Santos, o treinador do Ju optou por treinar Vini numa função mais recuada.
— O Vini estava no grupo quando cheguei, não abri mão desse atleta, por mais que ele não participou muito, é um jogador que eleva o nível no nosso dia a dia. Muito competitivo e comprometido. Já entrou no lado, mais por dentro, como volante e sempre ajudando e agregando. Tive uma conversa bacana com ele, se dispôs a fazer e atuou bem. Além de fazer um gol importantíssimo — destacou Thiago Carpini.
Atacante deve seguir como titular
Mesmo com a volta de Jadson, Vini Paulista deve seguir no time. Pois o técnico alviverde não para de perder atletas por suspensão. Contra o Vitória, no domingo, às 15h30min, no Alfredo Jaconi, as ausências confirmadas são de Jean Irmer e Rodrigo Rodrigues. Gehring vai atuar como camisa 5. No ataque, oportunidade também para Daniel Cruz continuar na equipe, possivelmente ao lado de David da Hora.
Assim como Vini Paulista, Daniel também teve pouca minutagem pelo clube. Em Londrina, o atleta balançou as redes com a camisa alviverde pela segunda vez em 12 jogos. A garra e desempenho mostrada pelo atacante nos treinos chamaram a atenção de Carpini, que escalou Daniel entre os titulares na vaga de David.
— É esse perfil de atleta que quero pro Juventude, que a gente precisa. Como é o perfil do Daniel Cruz. Em alguns momentos ele e o David da Hora foram criticados. Eles são jogadores com obediência tática, cumprem a função. O Cruz além de fazer o primeiro gol, marcou e desarmou. Foi algo muito gratificante o que ele entregou para o coletivo — destacou Carpini.
A outra novidade no time para o final de semana é o zagueiro Romércio. O atleta cumpriu suspensão e deve retornar ao time no lugar de Zé Marcos.
Vitória com baixas
Adversário do Ju no domingo, os baianos ocupam o terceiro lugar na tabela da Série B com 28 pontos. Para o duelo no Alfredo Jaconi, o técnico Léo Condé não vai poder contar com Rodrigo Andrade e Wagner Leonardo, que estão suspensos. Marco Antônio segue no Departamento Médico se recuperando de uma fratura na mão esquerda. Também seguem fora do Vitória o atacante Matheusinho, ex-Caxias, em recuperação de uma lesão ligamentar no joelho direito, e o atacante Léo Gamalho. O centroavante está no recondicionamento físico após ser diagnosticado com câncer de pele.
Dos 21 jogadores relacionados para a partida, a novidade é o volante Charlys. O jogador é cria da base do Vitória e vem treinando como zagueiro.