Em meio à reformulação do elenco do Juventude para a disputa da Série B, dois jogadores foram deixados de lado. Ao menos eles não souberam aproveitar as chances oferecidas no início de 2023 e estavam numa "lista de dispensas" do clube. Os atacantes Daniel Cruz e Vini Paulista não deram uma boa resposta com a camisa alviverde, mas agora vão receber uma nova oportunidade, em situações opostas.
Com apenas um gol com a camisa alviverde, Daniel Cruz foi deixado de lado pelo técnico Pintado no último jogo-treino em preparação para a Série B, diante do Cruzeiro. O atleta não viajou com a delegação naquele momento e ficou de fora dos dois primeiros jogos do clube na competição nacional, mesmo com o treinador reclamando da falta de opções ofensivas. No entanto, a entrega do atacante nos treinos chamou a atenção de Pintado, que decidiu dar uma nova chance ao jogador.
— Esse é o exemplo que a gente quer, de lutar pela posição. O Daniel Cruz sim tinha perdido espaço, mas neste momento ele conquistou novamente seu lugar. Conquistou treinando, trabalhando, se entregando, competindo — declarou o comandante alviverde, que ainda deixou um recado:
— É desse tipo de jogador que a gente quer aqui dentro. Talvez nós não sejamos uma equipe maravilhosamente técnica, mas nós precisamos ser uma equipe muito competitiva, vamos melhorar. E o Daniel conquistou novamente seu espaço porque lutou muito, não se entregou. E isso pra nós aqui é um grande exemplo.
Já o atacante Vini Paulista teve sua vida dificultada no Verdão justamente no momento em que estava sendo escalado pelo ex-técnico Celso Roth entre os titulares da equipe para a estreia no Gauchão, no Beira-Rio, contra o Inter. Durante um treinamento, o atleta foi atingido no rosto pelo goleiro Thiago Couto e teve constatada uma fissura no maxilar, que o afastou das atividades por um mês. Ao voltar, o jogador não agradou a comissão técnica e perdeu espaço com as contratações recentes de Luiz Fernando e Robertinho para o ataque.
O atleta até chegou a despertar o interesse de três clubes: Inter de Limeira, Santo André e Brasil-Pel. Mas neste momento o atacante, por decisão pessoal, decidiu não sair. A tendência é de que Vini seja aproveitado na equipe sub-23 que irá disputar a Copa Federação Gaúcha de Futebol, em junho.
Daniel Cruz, 22 anos
:: Atacante
:: 8 jogos
:: 1 gol (o terceiro na vitória de 3 a 1 sobre o Esportivo, em Bento Gonçalves, pela 10ª rodada do Gauchão)
Vini Paulista, 22 anos
:: Atacante
:: 3 jogos
:: Nenhum gol