O Juventude enfrenta o Grêmio, neste sábado (1º), às 15h, no CT Hélio Dourado, no jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho sub-17. No primeiro confronto, o time alviverde venceu por 1 a 0, em Caxias do Sul. Com isso, o Verdão joga pelo empate para avançar à decisão e também garantir uma vaga na Copa do Brasil da categoria.
— A estratégia não muda. A gente vai entrar da mesma maneira que em todos os jogos, buscar a vitória e ter um bom desempenho. Mas, claro, cuidando muito defensivamente, bem compactado, porque a gente tem uma vantagem de um a zero e vamos jogar fora de casa contra o grande clube. Então, a gente precisa ter cuidado na marcação, para acertar bem a marcação, para não dar chances pro pra adversário — comentou o zagueiro Rafael Buckel, titular da equipe.
A campanha do Juventude no Gauchão sub-17 aponta 10 jogos, sete vitórias e 70% de aproveitamento no Estadual em 2023. A equipe marcou 27 gols e sofreu apenas seis. Nas quartas de final, eliminou o Progresso, de Pelotas.
E, agora, abriu vantagem contra o Grêmio. A equipe comandada por Sandro Resende venceu o Tricolor 1 a 0, com gol de Alê, no primeiro tempo. Em caso de empate, além da vaga na final do Gauchão, garante-se na Copa do Brasil sub-17 na próxima temporada.
— O Grêmio tem uma uma grande equipe e com jogadores bem qualificados. Então, a gente precisa fechar bem os espaços, porque o Grêmio gosta de jogar nos espaços livres. Vamos ficar bem defensivamente para não tomar sufoco e buscar a classificação — finalizou Buckel.
Na outra semifinal, o Inter enfrenta o Gramadense, no Morada dos Quero-queros, em Alvorada. No primeiro jogo, vitória colorada por 2 a 1, resultado que dá a vantagem do empate para o time da capital. O Ju é o atual campeão da competição ao ganhar a decisão do time de Gramado na final disputada em 2022.