Caxias do Sul será palco de uma das grandes atrações do futevôlei nos próximos dias. Desembarcam na cidade no sábado, dia 13 de maio, quatro nomes consagrados da modalidade. Com várias conquistas estaduais e nacionais no currículo, os atletas Lalazinho, Luciano, Rafael Longo e Michel estarão divulgando a modalidade em evento promovido pela Associação de Futevôlei de Caxias (AFTVCXS) em parceria com a marca Bigwolf. Os jogadores têm conquistado bons resultados nas principais competições da modalidade e tentam divulgar a prática na cidade.
— A ideia do evento caiu no nosso colo. Estamos tentando fazer algo pelo futevôlei na cidade e surgiu a chance de trazer estes quatro nomes mundiais pra cidade. Pra mostrar um pouco do que é o futevôlei em nível nacional. Vamos fazer esse evento na Arena Engenharia do Corpo, próximo à Casa de Pedra — apontou Thiago Carbonera, presidente da associação.
De acordo com o organizador, atualmente, o futevôlei é praticado em Caxias por cerca de mil pessoas. O esporte vem crescendo e atraindo a atenção não apenas de atletas de outros esportes, como o futebol, mas de pessoas que têm curiosidade pela modalidade e acabam sendo conquistadas ao pisar na areia.
— Sou um entusiasta e não estou há muito tempo. Cerca de um ano e meio. Vim do futebol, do futsal, sou profissional de educação física, e sou mais um que foi de curioso, conhecer como é o futevôlei. É muito engraçado que, aqui em Caxias, no frio, a areia é gelada, é difícil e desafiador. Só que, por exemplo, no inverno passado, aconteceu algo muito surpreendente, porque a prática do esporte não baixou muito — destacou Thiago, que ainda revelou:
— É um sonho. O futevôlei em Caxias é praticado há mais de 20 anos. A galera jogava aí no Parque dos Macaquinhos, no frio, com chuva. Pra tirar areia iam lá no chuveirinho, mesmo no frio, então temos que honrar a galera que iniciou esse esporte.
Quem contribuiu para aumentar o cartaz da modalidade é o atual técnico do Grêmio, Renato Portaluppi que, em seus períodos de folga no Rio de Janeiro, é um dos mais reconhecidos praticantes de futevôlei.
— O Renato costuma falar que o futevôlei é viciante. E realmente é um esporte muito viciante, é totalmente diferente de tudo. É um esporte onde você joga com alegria, como forma de diversão, além de ser competitivo, você pode se divertir no meio, mesmo num jogo marcado com a tua galera, se torna uma arte, por isso conquista muitos brasileiros. É um esporte totalmente brasileiro, criado no Rio de Janeiro.
O evento com a presença dos quatro atletas em Caxias, no dia 13 de maio, na Arena Engenharia do Corpo, acontece em parceria com todas as arenas ligadas à AFTVCXS: Ace Beach Sports, Giro da Bola Beach Sports, Orla Beach Sports, Arena Esportes Pio X e Porto Beach Sports.
Lalazinho, Luciano, Rafael Longo e Michel também farão clínicas (workshops) para 40 pessoas que se inscreverem com antecedência. Os ingressos custarão R$ 10 e serão cobrados no dia do evento. A inscrição para as clínicas com os atletas pode ser feita pelo Instagram da associação no @AFTVCXS.
— E depois disso vamos ter um evento onde oito atletas amadores da região vão poder jogar com esses caras. E ainda tem o evento principal que vai ser o jogo deles, com melhor de três sets — informou Thiago.
Inclusão social
O principal projeto da Associação de Futevôlei de Caxias é levar este esporte pra todos. Por isso, durante a semana, o presidente Thiago Carbonera esteve assinando um contrato com a prefeitura através da lei de incentivo ao esporte.
— O projeto foi assinado no dia 26, pelo Fiesporte, e é totalmente gratuito para crianças de 10 até adolescentes de 17 anos. Trabalharemos com crianças de uma entidade carente. Consegui transporte, uniformes, horários de quadras pagos, as bolas para praticar essa modalidade. Então, as aulas vão ser realizadas uma vez por semana, em torno de duas horas. E outro projeto vamos abrir para o público geral, nessa mesma faixa etária, a quem se interessar também — afirmou Thiago.