O Juventude viveu o céu e o inferno em poucas horas nos lençóis maranhenses. Na noite deste sábado (6), a equipe de Pintado largou na frente no primeiro tempo com Rodrigo Rodrigues. Mas mesmo com um jogador a mais em campo, não conseguiu se encontrar na etapa final e cedeu a virada para o Sampaio Corrêa, no Estádio Castelão, por 2 a 1. No próximo sábado, dia 13, o Verdão recebe o Mirassol, no Alfredo Jaconi, pela sexta rodada da Série B.
Vantagem
O Juventude saiu de campo na etapa inicial com vantagem no placar e numérica. Mas o primeiro lance de perigo foi dos donos da casa. Aos cinco minutos, Ytalo desviou a bola à direita de Thiago Couto, após Reginaldo errar ao tentar fazer o corte. Aos 16, Vitinho recebeu na entrada da área e chutou rasteiro para defesa do goleiro alviverde.
Aos 21, o Juventude deu as caras. Gehring descolou o passe para Reginaldo na direita. O lateral cruzou na área procurando David da Hora. Mas Marcos Ytalo fez o corte no momento em que o atacante ia balançar a rede.
Aos poucos, o Verdão perdeu a timidez e passou a atacar o adversário. De fora da área, Kelvyn chutou forte, aos 27, e a bola passou perto do ângulo de Luiz Daniel. No lance seguinte, o velocista Pimentinha recebeu na área, fintou Kelvyn e chutou rasteiro. A bola tirou tinta da trave direita de Thiago Couto.
A bola do jogo esteve na cabeça de David. Aos 40, o atleta mais criticado deu mais um motivo para a torcida. Rafinha descolou um lançamento na medida para o atacante na pequena área. Mas Da Hora conseguiu errar o gol, mesmo livre de marcação. E para comprovar que a fase não é das melhores, David repetiu o feito dois minutos depois. O atacante girou, na pequena área, e chutou forte. A bola bateu no travessão e quicou fora do gol.
A justificativa de Pintado ao escalar David se deve ao fato do atacante ser veloz, driblador e intenso. E a insistência do técnico deu resultado aos 45 minutos. Rafinha lançou David em velocidade, o jogador foi derrubado por Léo Silva, que tinha acabado de entrar. Pênalti para o Juventude e cartão vermelho para o atleta mara Na cobrança, Rodrigo Rodrigues tirou o goleiro da foto e marcou seu primeiro gol na Série. Juventude, 1 a 0, aos 49.
Não voltou
O Juventude parece que esqueceu de voltar do intervalo para o segundo tempo. A equipe até tentou se aproveitar de ter um jogador a mais. Em busca de um segundo gol, a escolha de Pintado foi na velocidade de Robertinho. O atacante entrou na vaga de Rafinha, de boa atuação. E o time alviverde se impôs e quase marcou no chute perigoso de Mandaca. A bola passou à esquerda da trave maranhense.
Mas como tudo parece mais difícil na vida do torcedor do Juventude, o castigo veio aos 13 minutos. Mandaca não foi firme na marcação e a bola sobrou para Marcinho na entrada da área. O jogador bateu forte e colocado, no canto direito de Thiago Couto que não alcançou: 1 a 1.
A resposta alviverde foi com Rodrigo Rodrigues, aos 20. O centroavante tabelou com Robertinho e chutou perto da meta de Luiz Daniel. Na jogada seguinte, Mandaca invadiu a área e tocou para o meio da área. O zagueiro Gabriel Furtado cortou pra trás, quase fazendo gol contra.
Para tornar o time mais ofensivo, Pintado mandou a campo Vitinho e Elton nos lugares de Mandaca e David. E no primeiro lance em campo, aos 18, Elton cabeceou próximo da meta maranhense.
E como 2022 é um ano que parece não querer acabar, o Juventude conseguiu tomar a virada, como nos velhos tempos. De fora da área, com Thiago Couto adiantado, Matheus Martins fez o gol da virada. O chute de fora da área encobriu o goleiro alviverde, aos 31.
Desorganizado, o Juventude foi pra cima em busca do empate. Mas Elton mostrou que a afobação é a pior arma para um time que precisa reagir. O centroavante tentou recuperar a bola e entrou com sola alta. O árbitro Felipe de Lima apresentou o cartão vermelho, mas foi convencido pela checagem do VAR a mudar a decisão. Elton saiu no lucro com o cartão amarelo.
Aos 47, o Juventude conseguiu a igualdade, mas não a do placar. A numérica. Emerson Santos matou a jogada de contra-ataque do Sampaio e fez falta. Como era o último homem, o volante recebeu o vermelho. E o time pouco produziu para conseguir um resultado melhor. Final no Maranhão, Sampaio Corrêa 2 a 1.
Ficha Técnica
Sampaio Corrêa 2x1 Juventude
Estádio Castelão, em São Luiz, no Maranhão
Série B - 5ª rodada
SAMPAIO CORRÊA
Luiz Daniel; Marcos Ytalo (Maurício, 17/2º), Gabriel Furtado, Gustavo Henrique e Fábio Aguiar (Léo Silva, 43/1º); Luiz Otávio (Jhonny Douglas, 17/2º), Neto Paraíba e Marcinho; Pimentinha (Matheus Martins, 17/2º), Ytalo (Vinícius Alves, int.) e Vitinho. Técnico interino: Edson Medeiros
JUVENTUDE
Thiago Couto: Reginaldo, Danilo Boza, Romércio e Kelvyn; Gehring (Vitinho, 19/2º), Jadson (Ruan, 37/2º), Mandaca (Emerson Santos, 17/2º) e Rafinha (Robertinho, int.); David (Elton, 17/2º) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Pintado
Gols: Rodrigo Rodrigues (J), aos 49 minutos, no primeiro tempo. Marcinho (S), aos 13, Matheus Martins, aos 31, no segundo
Cartões amarelos: Rafinha, Vitinho, Elton (J). Marcos Ytalo, Gabriel Furtado, Marcinho (S)
Cartão vermelho: Léo Silva, aos 45 minutos, no primeiro tempo. Emerson Santos (J), aos 47 minutos, no segundo
Arbitragem
Felipe Fernandes de Lima-MG, auxiliado por Celso Luiz da Silva-MG e Victor Hugo dos Santos-PR. VAR: Vinicius Furlan-SP.