No dia 16 de julho de 2022, o volante Marlon teve uma fratura no tornozelo. A lesão contra o Azuriz, na primeira fase da Série D, fez o atleta do Caxias perder o momento mais decisivo do time na temporada. Marlon ficou de fora dos jogos do mata-mata da competição e, por consequência, das partidas valendo o acesso contra o América-RN. A lesão veio quando o atleta se firmava como titular no meio-campo do técnico Thiago Carvalho.
O tempo de recuperação do volante grená foi longo. Ele só voltou aos gramados em novembro, na pré-temporada do Caxias para o Gauchão. O primeiro jogo oficial ocorreu após 189 dias da grave lesão. Ele entrou no segundo tempo do jogo contra o Grêmio, na estreia do Gauchão 2023, quando grená perdeu por 2 a 1.
Marlon esteve em campo em 13 jogos neste Estadual. Titular do meio-campo grená, o volante encontrou em Vini Guedes o complemento da saída de bola construtiva que o técnico Thiago Carvalho tanto gosta em seus times.
A equipe chegou à final do Gauchão. Inclusive, Marlon marcou o gol grená no jogo de ida, no Estádio Centenário, no empate em 1 a 1. Contudo, o título do bicampeonato não veio, pois o time da Serra foi superado, na Arena, por 1 a 0.
Para Marlon, faltou muito pouco para o grená ter saído campeão. Apesar do vice, o elenco valorizou o fato de ter feito confrontos de igual para igual contra a dupla Gre-Nal.
— Escapou por pouco o título, sabíamos que podíamos ser campeões. O Grêmio achou o gol no pênalti marcado pela arbitragem. Antes teve uma falta no Vini Guedes, mas faz parte. Saímos de cabeça erguida. O Caxias fez uma grande campanha, lutou de igual para igual com os grandes da Série A — declarou Marlon.
Sem tempo para lamentar, o grupo de jogadores do Caxias já pensa no futuro. A Série D começa no final de semana de 6 e 7 de maio. A estreia é fora de casa, diante do São Joseense-PR. Na próxima quinta-feira (13), os atletas e a comissão técnica se reapresentam no Estádio Centenário. Um dos poucos remanescentes da temporada passada, Marlon quer estar em campo na busca pelo objetivo principal do ano, o acesso grená à Série C.
— Nós vamos fortes para a Série D por tudo que foi feito até aqui. Não podemos nos deixar levar, temos que começar com os pés no chão. A Série D é um campeonato muito difícil, sabemos disso. Caxias vem batendo na trave faz anos e agora é procurar manter e fazer um belo trabalho na Série D para conseguir esse tão sonhado acesso — afirmou Marlon.