Classificado em 11º lugar do NBB, o Caxias do Sul Basquete perdeu para o Fortaleza por 77 a 66 pela última partida da fase regular. O jogo aconteceu na noite desta quarta-feira (12), no Ginásio do Sesi, e serviu para o técnico Rodrigo Barbosa rodar o elenco e fazer observações importantes de olho nos playoffs. Em 32 jogos, a equipe teve 12 vitórias e sofreu 20 derrotas.
Agora, os caxienses aguardam o término da rodada, mas devem ter o Pinheiros como adversário, o atual sexto colocado. O Paulistano é outra possibilidade de rival na próxima fase. O primeiro dos três jogos dos playoffs acontece na terça-feira (18), em Caxias do Sul, em horário a ser confirmado. O clube prepara uma promoção na venda antecipada dos ingressos que devem custar R$ 16 (inteiro).
Dominado
O Caxias entrou na quadra sob os olhares de 1.270 torcedores e com algumas preservações. Por desgaste físico, Arthur ficou de fora do confronto com os cearenses. Recuperando-se de uma lesão no tornozelo, Humberto também foi poupado. A formação inicial de Rodrigo Barbosa teve Jamison Jr., Derik, Pedro, Gabriel e Mathias.
Durante o primeiro período, o Fortaleza tomou conta das ações, especialmente com os pontos e rebotes do pivô Gusmão, destaque dos cearenses na etapa inicial. Frágil na marcação, os caxienses viram o Fortaleza levar o período por 23 a 16.
Com Pierotti em quadra, o Caxias tentou reagir, mas os erros ofensivos geraram contra-ataques que foram bem aproveitados pelos cearenses. O primeiro tempo acabou em 44 a 32.
Após o intervalo, os caxienses abusaram dos erros de passes e viram o Fortaleza ampliar a diferença no terceiro período por 58 a 45.
Mesmo com o esforço de Pedro, que disputava com Willians o cestinha do jogo, o time da Serra ficou abaixo dos 40% de aproveitamento em lances de dois e três pontos, enquanto os cearenses, mesmo numa noite nem tão inspirada, foram mais efetivos. Final no Ginásio do Sesi 77 a 66 para o Fortaleza. Pedro levou a melhor como cestinha do jogo, com 19 pontos.