O Caxias do Sul Basquete entrou em quadra na tarde/noite deste sábado (8), encerrando a trinca de duelos no estado de São Paulo. A equipe do técnico Rodrigo Barbosa perdeu para o Bauru por 89 a 69, no Ginásio Panela de Pressão. Mesmo com a derrota, o time caxiense já garantiu a 11ª colocação do NBB 15 e aguarda o seu adversário nos playoffs, que será Paulistano ou Pinheiros.
— Nosso ataque não fluiu no segundo tempo, mas o problema maior foi na defesa, durante o primeiro tempo. O Bauru conseguiu encontrar muitas brechas na defesa e fez vários pontos, e não estamos acostumados a sofrer tanto. Assim, fica difícil vencer com o primeiro tempo que fizemos na parte defensiva. A gente tenta construir, a cada jogo, o que falta para uma melhor preparação aos playoffs. Agora, é pegar o Fortaleza em casa, para fazer os ajustes finais e seguir para os playoffs — analisou o pivô Arthur Bernardi.
O Caxias do Sul Basquete encerra sua participação na primeira fase do NBB em casa. A última partida antes dos playoffs acontece na próxima quarta-feira (12), às 20h, diante do Fortaleza, no Ginásio do Sesi. Na próxima fase da competição, o time caxiense (11º) enfrenta o sexto colocado, que será Paulistano ou Pinheiros.
O JOGO
O primeiro quarto foi marcado por bastante equilíbrio. Após o Bauru abrir 3 a 0, os primeiros dois pontos do Caxias Basquete foram marcados por Humberto. O time da casa chegou a abrir sete pontos de vantagem, mas a equipe caxiense chegou a empatar. Nos segundos finais, o Bauru marcou uma cesta de dois pontos que levou a equipe a vencer o primeiro quarto por 24 a 22.
O Caxias Basquete começou o segundo quarto desligado, o que permitiu com que o Bauru aumentasse sua vantagem em 11 pontos. Com o time caxiense apresentando fragilidades na parte defensiva, o primeiro tempo da partida terminou com vitória parcial do time da casa por 53 a 42.
O terceiro período começou a encaminhar a vitória do Bauru. O Caxias Basquete até que voltou bem do intervalo, com maior consistência defensiva. Porém, o problema passou a ser o baixo aproveitamento ofensivo. Assim, a equipe paulista estendeu a liderança no marcador. O placar, ao fim do terceiro quarto, foi de 70 a 55 para o time da casa.
No período final do confronto, com a vitória encaminhada, o Bauru precisou apenas controlar o jogo e gastar o tempo do cronômetro. Desta maneira, o time paulista venceu por 89 a 69.