O Caxias só conseguiu levar a decisão da vaga à final do Gauchão 2023 aos pênaltis, graças ao gol de um jogador que ainda não havia brilhado com a camisa grená. Diante do Inter, no domingo (26), no Beira-Rio, Eron finalmente apareceu. Criticado pela torcida por fazer apenas gols de pênaltis e pouco ter se destacado nos jogos da temporada, o atleta viveu o seu auge nos acréscimos da primeira etapa da partida de volta das semifinais do Estadual.
Quando Jean Dias entortou a marcação de Bustos e Baralhas, pelo lado esquerdo de ataque, o centroavante aguardava ansiosamente um cruzamento na área. E a bola veio, aos 47 minutos, na medida, para que Eron apenas tirasse do alcance de Keiller para empatar o jogo em Porto Alegre.
— A gente sabia que ia ser um jogo complicado e da grandeza do Inter dentro de casa, mas trabalhamos bem na semana e sabíamos que poderíamos vencer. Tivemos tranquilidade na hora que tomamos o gol. Como fala o Thiago (Carvalho), tem que manter a cabeça no lugar e continuar trabalhando — destacou o jogador.
Eron chegou a perder a titularidade para o experiente Marcão no decorrer da competição, mas nas rodadas finais garantiu a permanência no time, com a confiança do técnico Thiago Carvalho. Cobrado por fazer poucos gols, o centroavante marcou contra o Inter o quarto no Gauchão e, sem dúvida, o mais decisivo. Eron apareceu na hora certa para salvar a equipe da derrota nos 90 minutos, levando a decisão aos pênaltis.
— Tive muita resiliência e trabalho. Sei do meu potencial e sabia que, no momento certo, a bola ia entrar. Tenho quatro gols, mas não é só isso, tenho ajudado a equipe de outras formas. É fruto de muito trabalho de toda equipe, direção e comissão técnica. O objetivo é buscar o título. Sabemos que vão ser dois jogos difíceis, mas mostramos que somos capazes — apontou Eron.
Contra o Grêmio, no primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho, sábado (1), às 16h30min, no Estádio Centenário, Eron projeta uma partida diferente. O Tricolor foi a única equipe que derrotou o Caxias na competição, logo na primeira rodada, naquele 2 a 1, em Caxias do Sul.
— A gente sabia que era o primeiro jogo da temporada, estávamos nos conhecendo. Não estávamos encaixados ainda. Esperamos que em Caxias a torcida possa lotar pra gente fazer um bom jogo e buscar o título em Porto Alegre.