Mesmo com pouco tempo, o trabalho de Pintado já aparece junto ao grupo de jogadores do Juventude. Há 13 dias desde a apresentação ao clube, o comandante alviverde já alterou o posicionamento em campo de alguns atletas que não estavam rendendo tudo aquilo que se espera deles. São os casos do volante Jadson e do meia Fernando Boldrin. Em apenas dois testes, nos jogos-treinos diante da equipe sub-20 e do Glória, o técnico devolveu os atletas às funções de origem. Além disso, cobrou uma atitude diferente de Jean Irmer, marcado por constantes suspensões.
No meio-campo, Celso Roth não via Jadson como volante. Para o ex-treinador do Verdão, o jogador podia perfeitamente cumprir a função de meia e, em algumas partidas, escalou o atleta pelas pontas, onde não teve um bom rendimento. Com Pintado, o pensamento é outro.
— Pra mim é muito claro que o Jadson não joga por fora, não tem essa característica. Não fica confortável, não é bom pra ele e pra equipe. Ele não vai fazer esse papel. Longe de fazer uma beirada, uma extrema — admitiu o treinador.
Ao lado de Jadson, no meio de campo, o Juventude conta com uma das lideranças na equipe. Jean Irmer foi decisivo em alguns momentos no Gauchão, ao marcar três gols na competição. Mas o atleta também tem sido criticado pelos excessos nas divididas que resultaram em oito cartões nas oito primeiras partidas de 2023, sendo seis amarelos e dois vermelhos.
— O Jean é uma posição que não posso errar, conheço bem o caminho e tenho conversado com ele. Como dizia o Telê Santana: "Pintado, volante só toma cartão quando ele está mal posicionado ou quando ele está mal fisicamente”, e a gente tem conversado sobre isso — apontou o comandante.
Além dos volantes, o treinador alviverde pretende utilizar o meia Fernando Boldrin, na Série B, mais centralizado no meio-campo, e não mais pelos lados.
— Pra mim o Boldrin é jogador decisivo. É o pensador da equipe. Quero vê-lo numa situação diferente. Não por fora do meio-campo. Acho que centralizado ele rende mais. É um 10 clássico e agente precisa dele.
O time base de Pintado nos dois primeiros jogos-treinos teve, do meio pra frente, Jean Irmer, Jadson, Emerson Santos e Fernando Boldrin. O clube ainda tem para o setor dois jogadores que estão se recuperando de lesões. Mandaca vai ficar à disposição para o jogo de estreia diante do Botafogo-SP, pela primeira rodada da Série B. Já Wesley Hudson desfalca a equipe nos primeiros jogos da competição.